Inicial > Educação > Notícias > Pacto pela alfabetização na idade certa....

Secretaria de Município da Educação

10/07/2014

Pacto pela alfabetização na idade certa. SM sediou encontro com oficinas para 470 professores


Encerra nesta sexta-feira (11) a terceira edição do encontro para formação de professores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento está sendo realizado no Centro de Eventos Don Rafael, Cerrito, e reúne 470 professores de 115 municípios do Rio Grande do Sul e acontece, além de em Santa Maria, simultaneamente em Caxias do Sul e Santa Rosa. O PACTO é um acordo criado em 2012 entre o governo federal, estados e municípios e visa assegurar alfabetização a todas as crianças até oito anos de idade. Neste ano, o foco do projeto é o ensino da Matemática e nos próximos anos serão incluídas outras disciplinas. Os alfabetizadores que participam do PACTO recebem formação continuada por dois anos.

No Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Santa Maria (USFM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) transmitem o conhecimento para os formadores em 200 horas de formação. A coordenadora do PACTO no estado, Helenise Sangoi Antunes, destaca que “o enfoque, neste ano, é na educação matemática junto com o letramento para mostrar que é possível trabalhar a alfabetização de 1º ao 3º ano de forma lúdica”.

O prefeito Cezar Schirmer destaca o ambiente propício ao desenvolvimento de atividades agregadoras e inovadoras; “se podemos fazer melhor e a contribuição desse esforço resultado em melhor capacitação e maior aproveitamento no aprendizado então temos que apoiar com todo o entusiasmo” diz o chefe do Executivo. A Prefeitura mantém a parceria com o projeto desde 2012 e se consolidou a partir dos bons resultados verificados e pela contribuição decisiva aos processos de alfabetização.

Em Santa Maria, nove professores estão participando do curso para a formação e serão disseminadoras do projeto no papel de orientadoras e multiplicadoras com outros professores da rede municipal de ensino. Nesse sentido, a secretária de Educação, Silvana Guerino, destacou a importância do projeto “o PACTO vem pra fortalecer nosso trabalho dando condições de igualdade para os alunos. Por meio dele se tem suporte pedagógico para melhorar as práticas educacionais.”. A titular da pasta ainda comenta que o Projeto Leitura no Coração vem unir esforços com o PACTO para o incentivo da leitura nas crianças e na comunidade santamariense.

Por sua vez, a professora e formadora de Ibiraiara, Sandra Dal Omo afirma estar aprendendo muito durante as formações de maneira a repassar essa experiência para as suas colegas de Ibiraiara (RS), na região nordeste do estado. “O que comove é ver o trabalho sendo realizado em sala de aula e comprovar os resultados na comunidade”, completa Sandra.

Encontro anterior

Na última sexta, dia 6 de julho, o prefeito Schirmer havia recebido a Secretária de Educação Municipal, Silvana Guerino e as coordenadoras do projeto, Helenise Sangói Antunes, Liane Roos, Gisele Bauer e Ana Carla Powaczuk. O encontro reafirmou a parceria entre o município e o PACTO. “As parcerias são muito importantes, temos a colaboração com as secretarias de Estado e do Município da Educação, além da Prefeitura e da UFSM.”, relata a coordenadora estadual.

 

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Franciele Marques

Edição e revisão: André Campos
Fotos: João Vilnei

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial