Secretaria de Município da Educação
10/06/2014 10/06/2014 17h33m
Programa Forças no Esporte, na rede municipal de educação, inclui 300 alunos em práticas de cidadania

Permitir o acesso de jovens estudantes no cerne do funcionamento das instituições militares de maneira a participarem de oficinas de aprendizagem, com foco em valores sociais e humanos, para contribuir como elemento agregador ao desempenho e ao rendimento escolar. Esse é o propósito inicial do Acordo de Cooperação do Programa Forças no Esporte e na Educação (Profesp) assinado entre o prefeito Cezar Schirmer, o comandante da Base Aérea, Ten. Cel. Aviador Ramiro Kirsch, o diretor do Colégio Militar, Cel. Ricardo Marcos e o comandante interino do 29º BIB, Ten. Cel. Júlio César Alves Rolszt, assinado no Gabinete da Prefeitura.
O programa é direcionado exclusivamente para jovens estudantes em escolas localizadas na periferia e expostos à situação de risco social, “de maneira a incentivar-lhes o senso de inserção a novos conhecimentos e práticas de cidadania em um espaço diferenciado de sua realidade social e que lhes inspire otimismo e confiança na caminhada para o futuro por meio dos estudos”, justifica, com entusiasmo, o chefe do Executivo. Ele expôs a sua convicção de que é pela “educação para a vida que os indivíduos se transformam e se tornam os sujeitos, os protagonistas de sua história”, disse Schirmer, ao tempo que agradeceu a cooperação assumida entre as respectivas instituições.
A secretária de Educação, Silvana Guerino, destacou que o ato da assinatura assinalou “um lindo dia para a educação” e ressaltou que desde as reuniões iniciais, para pré-seleção, os pais acorreram em massa para acompanhar o processo de escolha de seus filhos e a maioria tem insistido para que haja um número de vagas maior do que as disponibilizadas atualmente. Silvana apresentou a coordenadora do Profesp, pela parte da Smed, profª Terezinha Catarina Venturini, e a distribuição de alunos por suas escolas e instituições cooperadas.
A Base Áerea receberá para atividades de aprendizagem em turno inverso ao seu período escolar, dois dias por semana, 50 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Júlio do Canto, Bairro Camobi, e 50 alunos da Emef Diácono João Luiz Pozzobon, Bairro Maringá.
O Colégio Militar de Santa Maria desenvolverá suas atividades em três dias da semana, com 50 alunos da Emef Dom Luiz Vítor Sartori e 50 alunos da Emef Tenente João Pedro Menna Barreto, no Bairro Caturrita.
O 29º BIB já está com as atividades sendo realizadas às segundas, terças e quartas-feiras, junto aos 50 alunos da Emef Pinheiro Machado (bairro do mesmo nome) e aos 50 estudantes da Emef São Carlos, do Bairro Urlândia. A saída da escola, para a participação nas oficinas e práticas de aprendizagem, com transporte coletivo, se dá as 11h40, com almoço na unidade militar as 12h, lanche as 15h30 e retorno as 15h50.
No total serão 300 alunos envolvidos diretamente no Profesp.
André Campos
Fotos: João Alves
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional
Assessoria de Imprensa