Inicial > Educação > Notícias > Leitura no Coração: autora santa-mariense conta...

Secretaria de Município da Educação

13/05/2014 14/05/2014 14h12m

Leitura no Coração: autora santa-mariense conta história sobre racismo para crianças da EMEF Euclides da Cunha


No dia 13 de maio comemora-se a Abolição da Escravatura no Brasil. Em Santa Maria, para marcar a data, alunos da 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides da Cunha participaram de uma ação do Projeto Leitura no Coração, desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed). As atividades aconteceram nesta terça-feira (13), à tarde, no Museu Treze de Maio, localizado na Rua Silva Jardim, 1.407.

No início da tarde os estudantes refletiram sobre a data e sobre a história do Museu, com o integrante da equipe diretiva da casa, o historiador João Heitor Silva Macedo. Macedo ponderou sobre as mudanças sociais que ainda precisam acontecer para que não ocorram mais episódios de racismo no Brasil, como os que têm sido divulgados na mídia. “O debate é muito necessário neste momento, principalmente dentro das escolas, para que as crianças tenham o entendimento de toda esta nossa diversidade sócio-cultural e entendam que a questão do racismo não é algo que deve ser difundido, mas que a gente deve combater para que a gente tenha uma sociedade mais diversificada e com reconhecimento do nosso aspecto humano", explicou o diretor.

A segunda atividade da tarde foi a Oficina de Contação de Histórias com a professora, escritora e pesquisadora santa-mariense Maria Rita Py. A professora leu para os alunos o livro “Os problemas de Júnior”, de sua autoria, que aborda os problemas enfrentados por uma criança negra, dentro da sociedade, como o racismo e o preconceito dos colegas. A obra, que foi relançada na Feira do Livro deste ano, é um material didático que está sendo oferecido pela autora para ser trabalhado nas escolas.

“Esta é uma parceria da Smed com a escritora e com a Casa do Poeta, da qual ela é integrante. Faz parte das ações do Projeto Leitura no Coração, que as escolas desenvolvem durante todo o ano”, ressalta uma das coordenadoras do projeto, Daniele da Silva Martins. O Leitura no Coração tem como meta valorizar e destacar a importância da leitura para todas as idades. O projeto também aproxima as escolas dos escritores de nossa cidade.

Museu foi fundado em 2003

O Museu Treze de Maio foi fundado em 2003, mas é uma herança do antigo Clube Treze de Maio, que data de 1903. O local funcionava como um clube social negro, um espaço de socialização e lazer para a população negra de Santa Maria, que não tinha espaço em outros clubes da cidade. A missão do museu é coletar, preservar, pesquisar e difundir o patrimônio material e imaterial do povo negro na região central do Estado, atuando como agente de transformação e afirmação da identidade negra no sul do país.


Texto: Jornalista Vera Jacques
Fotos: Vitor Mirailh
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial