Secretaria de Município da Educação
06/05/2014 08/05/2014 17h27m
Alunos de escola municipal concorrem a prêmio nacional oferecido pelo Mec

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Francisca Weinmann, localizada na Vila Goiânia, estão concorrendo ao Prêmio Curta Histórias, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Com o tema “Personalidades Negras”, os alunos participam da votação na categoria “Ensino Fundamental - Anos Iniciais”, com o curta-metragem “Maestro Setembrino Memória”. A votação encerra às 23h59 do próximo domingo (11) e pode ser acessada neste link. O vídeo mais votado de cada categoria receberá prêmios para os alunos participantes da equipe, para o professor orientador do projeto e para a escola. Os vencedores ainda serão recebidos em uma cerimônia de premiação promovida pelo MEC, em Brasília.
O regulamento exigia que os filmes inscritos tivessem, no máximo, um minuto de duração (excluindo-se os créditos), além de serem captados através do uso de aparelhos de telefone celular ou câmeras digitais domésticas. Com estes recursos, os alunos produziram um curta-metragem com 1’46” apresentando um resumo biográfico do Maestro Setembrino, músico que compôs a melodia do Hino de Santa Maria.
A escola tomou conhecimento do concurso através da Secretaria de Educação (Smed). Orientados pela coordenadora do laboratório de informática, professora Claudia Nunes, as crianças desenvolveram o curta-metragem utilizando fotografias que ilustram, de forma cronológica, a vida do maestro. “A ideia inicial era produzirmos o vídeo com relatos do próprio Maestro Setembrino. No entanto, por conta de um problema de saúde ocorrido na véspera do nosso encontro, fomos obrigados a mudar nossa abordagem. Utilizamos então o recurso das fotos”, explica Claudia. A professora destaca ainda que apenas dois vídeos do Rio Grande do Sul foram selecionados: Santa Maria e Campo Bom.
Participam do curta-metragem os alunos Amanda Vargas Aires e Davi Amaral da Silva, também responsáveis pela pesquisa sobre a vida do maestro. Os alunos Tanieli de Andrade Correa, Laura Marques Machado e Levi Amaral da Silva garantiram o apoio técnico. A trilha sonora utilizada foi “Tema de Amor para Mari”, com melodia e letra do Maestro Setembrino. A direção do audiovisual é da professora Claudia Nunes. Os vídeos vencedores serão conhecidos na segunda-feira (11)
SOBRE O PRÊMIO - Curta Histórias é uma premiação voltada aos alunos matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino de todo o país. Em sua segunda edição, o prêmio tem como tema Personalidades Negras. Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras. Desta forma, valoriza a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica. (Fonte: http://curtahistorias.mec.gov.br)
Texto: Jornalista Ana Bittencourt
Foto: Divulgação/Arquivo