Secretaria de Município da Educação
29/10/2013 29/10/2013 15h58m
Missa de Ação em Graças, na Basílica da Medianeira, encerra programação dedicada às crianças e aos professores, nesta terça

O mês de outubro é dedicado às crianças e aos professores. Durante todo o mês a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Educação (Smed), promoveu seminários, palestras e exposições alusivas a este período. A programação encerrou nesta terça-feira (29), com uma Missa de Ação de Graças, na Basílica Nossa Senhora da Medianeira, celebrada pelo padre Ruben Natal Dotto, reitor da paróquia.
O momento espiritual, dedicado a estes dois segmentos, aconteceu às 10h, com a presença da secretária de Educação em exercício, Silvana Guerino, e demais integrantes da equipe da Smed, professores, diretores e uma representação de alunos de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, que abriram a celebração carregando o banner de suas escolas. “É um momento em que nós vamos agradecer esta missão tão importante dos professores, eles têm nas mãos a transformação do mundo”, ressalta a secretária.
A secretária acrescenta que a celebração também foi um momento de pedir à “Mãe Medianeira” que abençoe a todas as comunidades e às crianças da rede. “Para que nós tenhamos um mundo melhor, mais justo e mais igualitário e aos nossos professores que eles tenham sempre a coragem de enfrentar os desafios do cotidiano escolar”, esclareceu Silvana. Sobre a programação do mês de outubro, a secretária explica que foram vivências de muito aprendizado e troca. “Onde nós podemos dizer aos nossos professores municipais o quanto eles são importantes e o quanto nós somos gratos a toda esta atuação no nosso município de Santa Maria”, argumenta.
A Missa de Ação de Graças teve vários momentos que emocionaram quem estava presente. Em um deles, durante o ofertório, alunos e professores depositaram no altar pão, vinho e material escolar. No final, crianças da Orquestra Infanto-Juvenil Vicente Pallotti executaram músicas ao violino. A orquestra é uma parceria da prefeitura com a Sociedade Vicente Pallotti, voltada a alunos da Rede Municipal de Ensino.
As diretoras que acompanharam os alunos à celebração elogiaram a iniciativa da Smed. “Acho muito importante este momento para refletir sobre o papel do professor e agradecer. Parar, refletir e agradecer”, reforça Rosângela Both, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Dalla Corte, localizada no Bairro Camobi. A vice-diretora da EMEF João Luiz Pozzobom, da Vila Maringá, concorda que o momento de reflexão é muito interessante. “A gente está precisando de momentos assim”, diz a gestora.
A tônica da celebração foi o agradecimento. Padre Dotto conversou muito com as crianças e afirmou que agradecer é o que mais nos aproxima de Deus. O pároco convidou as crianças e os professores a agradecer à “Mãe Medianeira” em voz alta. O religioso também falou do amor. “Nossa vida é preciosa, porque nós podemos amar. E quando a gente pode amar a gente traz Deus para dentro de nós”, pregou o padre.
Texto: Jornalista Vera Jacques
Fotos: João Vilnei