Secretaria de Município da Educação
13/03/2024 14/03/2024 11h03m
Santa Maria, agora, é cidade-polo do Programa Letramento em Programação (LetProg) do Instituto Ayrton Senna

A iniciativa promove a Educação Integral ao desenvolver o pensamento computacional e as práticas de programação de computadores
A Prefeitura, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) e da Secretaria de Educação (Smed), promoveu nesta quarta-feira (13), o lançamento do Programa Letramento em Programação (LetProg). A solenidade ocorreu no Centro EduTech, que fica anexo ao Mercado da Vila Belga (Rua Manoel Ribas, 2.038), no Distrito Criativo Centro-Gare. O lançamento torna Santa Maria uma cidade-polo da iniciativa, que tem o objetivo de promover a Educação Integral ao desenvolver o pensamento computacional e as práticas de programação de computadores. O programa foi desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna e é patrocinado pelo Instituto Jama.
“Me corrijam se eu estiver errado, pois estou aqui para aprender, mas vejo que educação ainda segue uma linha bastante tradicional e que precisamos nos modernizar cada vez mais. Ficamos muito felizes em agora sermos cidade-polo do LetProg, um programa que vai nos levar cada vez mais no caminho da evolução tecnológica educacional”, destacou o vice-prefeito Rodrigo Decimo, durante a solenidade.
A secretária de Educação, Lúcia Madruga, relembrou que cerca de 20 escolas da Rede Municipal já praticam as atividades do LetProg desde 2022, e reforçou que ser cidade-polo do programa é uma grande alegria.
“A modernização do ensino há muito tempo e a pandemia exigiu de nós mais celeridade nesse processo. E os ensinamentos do LetProg vai para além de levar tecnologia para dentro da sala de aula, ele prepara os nossos alunos para o futuro, para profissões que ainda não existem, mas que vão surgir a partir da evolução da tecnologia. Se estima que 60% das crianças na Educação Infantil hoje, daqui a 20 anos vão atuar em profissões que agora não existem, que vão ser criadas nos próximos anos. Então, ensinar uma mentalidade lógica de programação para os nossos alunos fará diferença no futuro deles”, comenta a titular da pasta.
Como Santa Maria agora é cidade-polo do LetProg, professores das escolas públicas da região têm o Município como centro de referência e excelência no ensino da programação. E os educadores que passarem pela capacitação em Santa Maria, usarão os métodos em sala de aula, com os alunos.
O PROGRAMA
Conforme o site do Instituto Ayrton Senna, a justificativa do programa é que o século 21 exige que as novas gerações dominem múltiplas linguagens, entre elas a computacional. Assim, crianças e jovens poderão ser mais do que usuários da tecnologia, mas também criadores dela, sendo capazes de atender às novas demandas da sociedade e transformar realidades.
O Programa de Letramento busca, por meio do pensamento computacional e das linguagens de programação, desenvolver competências e promover a educação integral – que consiste em desenvolver o pensamento computacional e as práticas de programação de computadores. Direcionado especificamente aos estudantes das escolas públicas de Ensino Fundamental, é apoiado no desenvolvimento de metodologias ativas, materiais didáticos, instrumentos de análise de resultados e pesquisa aplicada à educação.
Mas o Letramento em Programação vai muito além do desenvolvimento das habilidades computacionais, possibilitando a expansão das competências socioemocionais e geração de impacto nas escolas. A iniciativa pode alterar o formato de aprendizagem, facilitando a leitura e criando novos autores no mundo digital.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos:
Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
e João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria