Inicial > Educação > Notícias > Prefeitura entrega uniformes para alunos de...

Secretaria de Município da Educação

07/03/2024 08/03/2024 09h50m

Prefeitura entrega uniformes para alunos de oito escolas da Rede Municipal das Regiões Oeste e Centro-Oeste


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

Nos próximos meses, todas as instituições de ensino da Rede Municipal receberão as vestimentas de forma gradual

Segurança, identidade, pertencimento e igualdade são as palavras que representam os novos uniformes da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria. E para garantir que mais alunos tenham acesso às vestimentas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, fez a entrega dos kits para mais oito escolas na manhã desta quinta-feira (7). O ato ocorreu no pátio da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Sandra Feltrin, no Bairro Nova Santa Marta.

“A nossa gestão faz tudo com transparência, respeito e responsabilidade. E temos aqui uma conquista para todos, que é o uniforme da Rede Municipal. E estes uniformes são garantidos por lei. Independentemente de quem estiver na gestão da Prefeitura, a distribuição dos uniformes é obrigatória. O objetivo do uniforme vai além do quesito economia, que é ótimo para os pais e responsáveis. O principal é despertar o sentimento de pertencimento nos alunos, pais, responsáveis e toda comunidade santa-mariense e é um direito conquistado”, assinalou o prefeito Jorge Pozzobom.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo, que também esteve na entrega dos kits para mais escolas, pontua que as vestimentas contribuem em muitos pontos para a Educação.

“Entre os atributos dos uniformes são apontados a segurança, o pertencimento, a igualdade e também a disciplina. O sentimento de pertencimento deve ser instaurado em todos porque um aluno com o uniforme da Rede Municipal é facilmente identificado pelas demais pessoas, que sabem da importância de cuidarmos das nossas crianças. Os uniformes vão sim dar mais segurança aos nossos estudantes, e isso é muito importante. Esta é sim uma grande conquista de todos nós, porque não chegamos a esta vitória sozinhos”, salienta Decimo.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, relembrou que o uniforme escolar é uma demanda antiga de pais e responsáveis, que agora se torna realidade.

“Este momento é um sonho que se concretiza. Vemos nas escolas que já receberam os uniformes o senso de identidade, de pertencimento aflorando e isso é lindo. Espero que os pais e responsáveis que terão os uniformes agora também consigam perceber isso. Os uniformes são essenciais, pois agora todos saberão que os filhos de vocês serão reconhecidos como alunos da Rede Municipal. Estamos realizados por conseguirmos dar mais este passo em prol da Educação e pela segurança dos nossos alunos”, destaca Lúcia.

As caixas com uniformes foram entregues para diretoras e representantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) Sinos de Belém; Luizinho De Grandi; Zulania de Fátima Salamoni; Ivanise Jann de Jesus; e Gianna Grassi Didonet; e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Adelmo Simas Genro; Pinheiro Machado; e Duque de Caxias.

Os kits que as escolas receberam são os de verão, que contêm cinco peças de roupa cada. Os kits de inverno estão em confecção e são compostos por mais quatro peças de roupas.

As escolas recebem as roupas e repassam aos pais e responsáveis. No total, os kits são compostos por nove peças de roupas. Entre elas, estão jaqueta, moletom, blusas de manga curta e longa, bermuda, calça e short-saia. As roupas deverão ser utilizadas em sala de aula e também para as atividades físicas.

Nos próximos meses, todas as instituições de ensino da Rede Municipal receberão os uniformes de forma gradual. A estimativa é que até o final de abril, todos os 20 mil alunos da RME estejam com kits completos em mãos. Os uniformes são obrigatórios para ingresso na escola e são distribuídos gratuitamente aos estudantes da rede.

Participaram da entrega dos uniformes nesta quinta-feira os secretários de Finanças, Michele Antonelo; de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; de Inovação e Tecnologia de Informação, Tiago Sanchotene; de Desenvolvimento Social, João Chaves; e o adjunto de Licenciamento e Desburocratização, Guilherme Badke. Também esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke, e os parlamentares Givago Ribeiro, Luci Duartes, Alexandre Vargas e Danclar Rossato.

EMEI MEDIANEIRA

A Rede Municipal de Ensino (RME) tem 85 escolas, mas 84 estão em atividade no momento. Isso porque a Escola de Educação Infantil (EMEI) Medianeira, no Bairro Medianeira, ainda não foi entregue à comunidade. A obra da escola já está concluída. Porém, precisa ter trâmites burocráticos encerrados para que possa abrir as portas aos novos alunos. Assim, o período de matrículas e a data de início das atividades são diferentes do restante das instituições de ensino da RME, e estes serão divulgadas nos próximos dias.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial