Inicial > Educação > Notícias > Prefeitura dá continuidade à capacitação de...

Secretaria de Município da Educação

23/05/2023 23/05/2023 14h45m

Prefeitura dá continuidade à capacitação de diretores sobre violência nas escolas durante palestra


Encontro no Itaimbé Palace Hotel também contou com integrantes dos órgãos de segurança pública

Durante a manhã desta terça-feira (23), integrantes das diretorias das escolas municipais se reuniram com integrantes dos órgãos de segurança que atuam no Município para dar continuidade à capacitação sobre violência nas instituições de ensino. O encontro contou com a participação da secretária de Educação, Lúcia Madruga, do superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp-SM), Sandro Nunes, do assessor de Governo, Ronie Gabbi, e do superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro. O prefeito Jorge Pozzobom acompanhou o início dos trabalhos junto do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, do secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene, e do chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima.

“A educação é nossa prioridade e estamos sempre em conjunto com a nossa secretária Lúcia Madruga para que tenhamos uma rede municipal exemplar. E cuidar da nossa comunidade escolar é primordial”, disse o prefeito. 

A secretária Lúcia Madruga destacou que o encontro é mais uma das atividades de formação dos professores e diretores sobre a violência nas escolas.

“Tivemos um caso de acionamento de botão do pânico e foi bem sucedido e atendido de forma urgente. Porém, sabemos que existem outras demandas que recaem sobre os professores e diretores e precisamos que eles estejam preparados. Assim a comunidade escolar se tranquiliza e a população também”, declarou. 

O superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, falou sobre a importância da instrução dos profissionais para que saibam lidar da melhor forma quando algo acontece nas escolas e a quem recorrer. 

“O Ciosp está atento a esse tema. O caso de abril em Blumenau chamou a atenção para isso e estamos aqui para instruir as direções das escolas do município a como agir, identificar. é o seguimento da capacitação da comunidade escolar sobre segurança na escola. E também é importante que a população saiba que estamos atentos e vigilantes para proteger nossos alunos, pais e professores”, afirmou.

BOTÃO DO PÂNICO

Cada escola tem dois botões do pânico, um fixo e um móvel, que deverão ser acionados em caso de emergência. Quando o botão for pressionado, a empresa Vigillare Sistemas de Monitoramento receberá imagens ao vivo da escola em questão e acionará imediatamente o Ciosp, que atenderá a demanda.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)/PMSM
Foto: João Alves/Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial