Inicial > Educação > Notícias > Prefeitura está com prazo aberto para...

Secretaria de Município da Educação

19/01/2023 14/02/2023 10h33m

Prefeitura está com prazo aberto para pedido de vaga na Educação Infantil da Rede Municipal


Arte: Camillo Licinio/Prefeitura

Para o Ensino Fundamental os prazos estão todos encerrados. As vagas remanescentes serão distribuídas em fevereiro, antes do começo do ano letivo 2023, previsto para 22 de fevereiro nas escolas municipais

A Prefeitura, por meio do Núcleo de Matrículas e da Secretaria de Educação (Smed), está com novo prazo de inscrições para a Educação Infantil aberto. A inscrição é o pedido de vaga para ingresso da criança em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). Esta é a segunda rodada de pedido de vagas. Assim, pais e responsáveis terão que aguardar o término das matrículas das crianças designadas na primeira fase. Após este período, os inscritos nesta etapa serão encaminhados às vagas remanescentes da Rede Municipal de Ensino (RME).

Os pedidos de vaga devem ser feitos pelo site da Prefeitura na aba da Secretaria de Educação. O primeiro passo é se cadastrar no site da Prefeitura, no formulário na parte inferior da página. A seguir, fazer a inscrição para Educação Infantil preenchendo todos os dados solicitados na Ficha de Inscrição. O número do CPF da criança é obrigatório.

O candidato deverá indicar três escolas diferentes de interesse, sem repetir nenhuma escola. Essa indicação é obrigatória. Antes de encerrar o procedimento de inscrição, verificar se os dados estão corretos. Em caso de erro em um dos campos que não podem ficar em branco, o sistema mostrará, em vermelho, o campo preenchido incorretamente. Lembre-se de verificar se todas as informações estão corretas antes de prosseguir. Clique no botão "Enviar a inscrição".

Após enviar o formulário preenchido, será gerado o comprovante de inscrição. Então, o responsável deve imprimir e guardar em local seguro. Ele será solicitado no período de confirmação de matrícula. Vale ressaltar que a inscrição não é garantia de vaga na escola pretendida. A nova rodada de designação de vagas da Educação Infantil deve ocorrer em fevereiro, dias antes do começo do ano letivo 2023, que está previsto para 23 de fevereiro.

ENSINO FUNDAMENTAL
Já as inscrições para o primeiro ano ou transferências de escolas para o Ensino Fundamental estão com todos os prazos encerrados. Pais e responsáveis que perderam os períodos de solicitação de vaga ou de transferência deverão ir a partir de 15 de fevereiro até a Central de Matrículas  (Rua Serafim Valandro, 369 – Bairro Nossa Senhora do Rosário). 

A equipe do local ressalta que é necessário comparecer a partir de 15 de fevereiro, para que a Central tenha o levantamento das vagas remanescentes. Além disso, pais ou responsáveis quando forem à Central deverão ter em mão: RG ou certidão de nascimento e CPF do aluno, documento de identificação, com foto, CPF dos responsáveis e comprovante de residência em nome do responsável legal.

A Prefeitura destaca que a Rede Municipal de Ensino não trabalha com a modalidade Ensino Médio, que é de responsabilidade da Rede Estadual. Contudo, o período de inscrições para o primeiro ano ou para solicitar transferências do Ensino Médio também está encerrado. O procedimento para estes pedidos é o mesmo que o descrito acima para o Ensino Fundamental.

IDADES ADEQUADAS PARA CADA NÍVEL DE EDUCAÇÃO INFANTIL:
– Berçário I: A criança deverá ter 4 meses completos até 31/03/2023
– Berçário II: A criança deverá ter 1 ano completo até 31/03/2023
– Maternal I: A criança deverá ter 2 anos completos até 31/03/2023
– Maternal II: A criança deverá ter 3 anos completos até 31/03/2023
– Pré-Escola A: A criança deverá ter 4 anos completos até 31/03/2023
– Pré-Escola B: A criança deverá ter 5 anos completos até 31/03/2023

PARA TIRAR DÚVIDAS
Educação Infantil
– Núcleo de Matrículas, pelos telefones (55) 3921-7263, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h. Ou pelo e-mail nucleodematriculassm@gmail.com

Ensino Fundamental (RME, Rede Estadual e EJA)
– Central de Matrículas, pelos telefones (55) 3219-3338 e (55) 3217-7058, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min. Ou pelo e-mail central-santamaria@educacao.rs.gov.br 

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Camillo Licinio/Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial