Secretaria de Município da Educação

22/02/2022 23/02/2022 09h24m

Escolas municipais começam o ano letivo de 2022 nesta quarta-feira (23) para cerca de 20 mil alunos


Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura

*Texto atualizado às 17h46min desta terça-feira (22)

Prefeitura também lança a campanha #VemPraEscola com busca ativa para os estudantes retornarem ao ambiente escolar

Cerca de 20 mil alunos e de 2 mil servidores da Rede Municipal de Ensino (RME) retornam às escolas nesta quarta-feira (23) para o início do ano letivo de 2022 de maneira presencial. As 80 instituições de ensino da RME estão prontas para receber a todos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), tem dois principais focos neste ano: busca ativa dos alunos, incentivada pela campanha #VemPraEscola, e a recuperação da aprendizagem.

“Entre tantos os desafios que teremos para o ano letivo de 2022, temos duas grandes frentes de trabalho. Uma delas é a busca ativa, que trabalharemos a partir da campanha hashtag Vem Pra Escola. Uma forte ação de trazer nossas crianças e estudantes novamente para dentro do ambiente escolar. Todos vivemos a pandemia e sabemos o quanto eles ficaram vulneráveis e tiveram perdas de ordem cognitiva, emocional e social. E a partir disso vem o trabalho intenso na recuperação da aprendizagem, com nossos alunos dentro das escolas”, salienta a titular de Educação, Lúcia Madruga.

A campanha ocorre em toda a cidade, com foco nas comunidades próximas das escolas da RME. Esta ação é uma continuidade da Patrulha da Matrícula, feita pela Prefeitura, por meio da Smed, no final de 2021, em que equipes da pasta municipal foram aos bairros de Santa Maria conversar com moradores sobre a importância de manter crianças e adolescentes na escola. Na ocasião, o Executivo Municipal equipou um ônibus escolar com computador e internet, para auxiliar pais e responsáveis a fazerem as solicitações de vagas para os estudantes.

Para a #VemPraEscola, a Smed conta com funcionários especializados no combate à evasão escolar e na busca ativa de alunos. Esta equipe será ampliada dentro da pasta. O trabalho é feito em conjunto com as escolas e parceiros, como os Conselhos Tutelares e o Ministério Público Estadual (MPE), e consiste em visitas às residências dos estudantes para entender o cenário ao qual a criança ou adolescente se encontram e por que não frequentam as aulas. Além disso, cada instituição de ensino da RME faz ações de busca ativa e acionam a Secretaria de Educação quando necessário.

A campanha é executada pela Secretaria Extraordinária de Comunicação, que fez a identidade visual. Os personagens que aparecem em fotos, cards, outdoors e vídeos são alunos, professores e funcionários da Rede Municipal de Santa Maria. O objetivo é aproximar cada comunidade da escola mais próxima. Assim, quando o aluno que não frequenta mais as aulas, poderá reconhecer as pessoas nas peças publicitárias e terá mais identificação com o propósito da campanha.

A ação é promovida pela Prefeitura, com apoio do MPE, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Arquidiocese de Santa Maria, de outras instituições de ensino do Município e de parceiros. As atividades da #VemPraEscola e do ano letivo de 2022 da Rede Municipal são regradas pelos protocolos atualizados pelo Estado no combate à Covid-19 e pelo Conselho Municipal de Educação. A Smed prima pelo cuidado e pela precaução, dentro da autonomia de cada escola.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO (RME)
São 80 escolas:
– 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs)
– 21 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)
– Entre EMEFs e EMEIs, nove são escolas rurais ou do campo
– Uma Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI)
– Uma Escola de Artes
– Três escolas conveniadas

Cerca de 20 mil alunos atendidos:
– Seis mil na Educação Infantil
– 14 mil no Ensino Fundamental, dos quais cerca de 600 são da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Mais de 2 mil funcionários:
– 1.543 professores
– 269 servidores públicos
– 230 terceirizados
– 280 estagiários

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial