Inicial > Educação > Notícias > Inaugurada a Escola Maria de Lourdes...

Secretaria de Município da Educação

20/12/2016 21/12/2016 09h52m

Inaugurada a Escola Maria de Lourdes Castro, no Loteamento Habitacional Leonel Brizola


Inaugurada a Escola Maria de Lourdes Castro, no Loteamento Habitacional Leonel Brizola

Em solenidade oficial, na tarde desta terça-feira (20), o prefeito José Haidar Farret inaugurou a Escola Maria de Lourdes Castro, no Loteamento Leonel Brizola, na Vila Maringa. A cerimônia contou com apresentações artísticas de alunos de escolas municipais e com a apresetação da Banda da Brigada Militar. Também durante o ato, foi feita uma homenagem à ex-vereadora, falecida em setembro de 2013, que dá nome à escola. Além das autoridades, muitos moradores e crianças foram conferir as instalações do prédio.

A secretária de município da Educação, Silvana Guerino, falou sobre a importância da escola para o crescimento das   comunidades que ficam no entorno e agradeceu o apoio das outras secretarias que também participaram da construção da escola. “É uma honra e uma satisfação enorme poder estar aqui abrindo mais um escola. É um momento muito importante para essa comunidade e um marco histórico para a educação de Santa Maria. É na escola que a criança desenvolve o senso crítico, humano e político. Estamos entregando uma escola num patamar de excelência, de alto nível. É mais um braço que se estende aos alunos da Rede Municipal de Ensino, que hoje tem 19 mil alunos”, disse a secretária.

O secertário de município de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bittencourt, também esteve presente e falou sobre a região, que teve grande número de intervenções de sua secretaria. “Um dos maiores objetivos da gestão era regularizar e urbanizar as regiões no entorno da cidade. Esse é o bairro em que a secretaria mais desenvolveu atividades. Que esta escola conduza esta comunidade a um caminho de crescimento e de conhecimento”, afirmou Bittencourt.

Farret encerrou a cerimônia ressaltando o trabalho das secretarias e falando sobre Maria de Lourdes Castro. “O trabalho incansável da prefeitura, por meio das secretaria de educação e regularização fundiária, todos os envolvidos, resultou nesse belíssimo prédio, que vai atender até 500 crianças do bairro. É momento de final de ano, final de mandato, mas fica este legado de uma administração que sempre lutou para cuidar das crianças santa-marienses. Esta escola leva o nome de uma mulher especial, que deixou saudades. Maria de Lourdes era ética, trabalhadora e honesta”, declarou o prefeito antes de abrir oficialmente a porta da mais nova escola municipal de Santa Maria.

Na ocasião, o viúvo Doutor Adair Marques agradeceu em nome de toda família a homenagem prestada e ainda saudou o prefeito Farret e a Secretária de Município Silvana Guerino pela grande obra da escola. “A vereadora Maria de Lourdes Castro lutava pela educação, era persistente em seus objetivos, deu de si pela comunidade. Tenho certeza que ela merece esta homenagem”, pondera.

Moradores festejam a nova escola

A moradora do Loteamento Leonel Brizola Daniela da Silveira, 20 anos, terá seu filho matriculado na Escola. “A nova escola trará grandes benefícios para a nossa comunidade”, afirma. Para Ana Paula Moraes, 28 anos, os dois filhos de 7 e 11 anos vão poder estudar na mesma escola, facilitando a rotina da moradora do bairro.

O líder comunitário do Loteamento Zilda Arns, Ernani Boezzio, 57 anos, vê a escola como um grande crescimento para região, além de fazer a comunidade ter mais oportunidade de estudo. “As nossas crianças dependiam de ônibus lotado, e muitas vezes não tinham passagem para ir. Certo que a frequência deles irá aumentar”, ressalta.

Escola deve atender até 500 crianças

Os recursos para a realização da obra são oriundos da Caixa Federal, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), e a empresa responsável pela empreitada foi a BK Construções. A escola contempla 10 salas de aula, cozinha, refeitório, auditório, setor administrativo, totalizando 1.975 metros quadrados de área construída.

Segundo a secretária de Município da Educação, Silvana Guerino, a escola tem capacidade para atender 250 alunos por turno, num total de 500 crianças. “Precisamos levantar a demanda da comunidade para o preenchimento das vagas que estarão sendo ofertadas a partir de 2017. Faremos plantões para começar a efetuar as matrículas, para facilitar para os moradores e ter contato com a comunidade”, disse a secretária.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101) e acadêmica de jornalismo Keila Marques

Fotos: João Alves/PMSM (Mtb 17.922)

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial