Inicial > Educação > Notícias > III Semana Municipal da Pessoa com...

Secretaria de Município da Educação

23/08/2016 23/08/2016 14h53m

III Semana Municipal da Pessoa com Deficiência tem atividade sobre Tecnologia Assistiva


Os profissionais da Educação Especial se reuniram, nesta segunda-feira (22), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para a I Mostra Estadual de Recursos e Serviços de Tecnologia Assistiva (TA). A ação, que faz parte da III Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, foi um momento de estudos e de informação sobre o que há de mais moderno nos recursos de TA atualmente.

A atividade reuniu tanto educadores da rede municipal quanto do Estado e iniciou com uma palestra sobre a Tecnologia Assistiva, ministrada pelas diretoras da Assistiva – Tecnologia e Educação, a fisioterapeuta Rita Bersch e a pedagoga Lúcia Sartoretto. “A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que buscam promover a independência, a qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida”, explica Rita.

Após a palestra, os educadores visitaram a I Mostra Estadual de Recursos e Serviços de TA, onde tiveram contato com os diversos recursos, formação e instrumentalização para a utilização da Tecnologia Assistiva. Os participantes também receberam orientações referentes à adequação postural e foram apresentados às tecnologias e aos recursos pedagógicos que facilitam a acessibilidade e a aprendizagem das pessoas com deficiência, como para utilizar o computador, a comunicação alternativa e para atividades da vida diária”, expõe a diretora.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello
Supervisão: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Divulgação Smed

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial