Inicial > Saúde > Notícias > Unidade Básica de Saúde José Erasmo...

Secretaria de Município da Saúde

31/05/2023

Unidade Básica de Saúde José Erasmo Crossetti realiza ação sobre saúde bucal com grupo de gestantes


A iniciativa, que visa abordar a saúde da mãe e do filho, ocorre às últimas terças-feiras de cada mês 

A espera pelo filho também deve ser um período de cuidado em saúde para as futuras mães. Pensando nisso, uma equipe da Policlínica José Erasmo Crossetti realizou o primeiro encontro do Grupo de Gestantes. A atividade ocorreu na tarde desta terça-feira (30). Enfermeiras e dentistas da unidade de saúde conversaram com as mulheres sobre a importância da saúde bucal durante a gestação e mostraram a forma correta de escovar os dentinhos das crianças.

Segundo a responsável pela ação, Selena Dutra, o principal objetivo do grupo é informar para as gestantes os problemas bucais que a gravidez pode causar, sempre ressaltando a importância do dentista e do cuidado com a saúde:  

“O Pré-Natal odontológico é extremamente importante. É nele que conseguimos evitar alguns tipos de doenças orais, como gengivite, cárie e granuloma gravídico”. 

Para a gestante de 23 semanas, Desiree Vieira, que está fazendo todo o acompanhamento na UBS, o grupo, além de possibilitar um maior contato com a equipe, traz várias informações de qualidade para as gestantes: 

"O espaço é importante para nós, mães. Quanto mais conhecimento a gestante puder ter neste período, mais preparada ela vai estar. Com certeza irei participar dos próximos”. 

Demais ações 

Os próximos encontros do Grupo de Gestantes ocorrerão durante as últimas terça-feiras de cada mês. Segundo Marina Coelho, coordenadora da UBS, demais áreas da saúde, como nutrição, psicologia e fisioterapia, irão participar das ações. Além disso, no segundo semestre de 2023, a Policlínica José Erasmo Crossetti pretende iniciar novos grupos, com outros participantes.

“Estamos sempre nos movimentando e tentando ajudar quem mais precisa de atenção. Quero muito fazer uma ação com idosos, pessoas que utilizam próteses dentárias”, reforça Selena.

Texto: Bruno Bandeira Vargas (estagiário do curso de jornalismo da UFSM)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial