Secretaria de Município da Saúde

27/05/2023 30/05/2023 09h59m

Com ação do Maio Vermelho, Sorria Santa Maria, da Prefeitura, atendeu mais de 50 pacientes


Próxima edição do programa de atendimento odontológico gratuito será em 24 de junho

Para atender à demanda da saúde bucal da população, ocorreu, neste sábado (27), a terceira ação de 2023 do projeto Sorria Santa Maria, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) (Avenida Borges de Medeiros, 804, Bairro Nossa Senhora de Fátima). Foram atendidos 52 pacientes, com a realização de 103 procedimentos e seis encaminhamentos para especialidades. Durante o Sorria também ocorreram atividades alusivas ao Maio Vermelho,  conjunto de ações de conscientização para prevenção do câncer de boca, em que foram avaliados 28 pacientes. O prefeito Jorge Pozzobom visitou a atividade durante a manhã.

O Sorria Santa Maria, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, através da Política de Saúde Bucal, realiza ações mensais, e as consultas são por agendamento. Contudo, para este sábado, 62 consultas estavam marcadas, mas ainda assim 10 pacientes não compareceram.

“O Sorria é um projeto que faz a diferença na vida das pessoas desde 2017. Quero agradecer, de coração, em nome da Patrícia Campagnol, que é nossa servidora do município, a todos que nos ajudam a cuidar de quem mais precisa. Nesta edição, além de nossos servidores, participaram também, voluntários da Sobresp, UFN e UFSM”, afirmou o prefeito enquanto conversava com voluntários e pacientes.

SORRIA SANTA MARIA

O Sorria Santa Maria tem como objetivo principal ampliar o acesso da população santa-mariense a serviços odontológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na iniciativa, é priorizado o agendamento de usuários da rede pública municipal de Saúde que vivem em regiões da cidade onde não há cobertura de saúde bucal, além de usuárias gestantes, possibilitando a realização do pré-natal odontológico, e de pessoas que não podem faltar ao trabalho durante a semana. 

O atendimento foi realizado por servidores do Município e voluntários, com participação da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), alunos da graduação da Odontologia da Universidade Franciscana (UFN), da UFSM e da Faculdade Sobresp. 

Quem quiser ser atendido no Projeto Sorria Santa Maria deve ir ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) (Avenida Borges de Medeiros, 804 – Bairro Nossa Senhora de Fátima) nos sábados em que ocorrerem ações da iniciativa. Os atendentes vão coletar dados como nome e telefone para contato, e a pessoa vai entrar na lista de espera do projeto. Uma nova edição está prevista para 24 de junho.

CALENDÁRIO 2023

- 24 de junho
- 29 de julho
- 26 de agosto
- 30 de setembro
- 21 de outubro
- 25 de novembro 
- 16 de dezembro

NÚMEROS DA 3ª EDIÇÃO DO SORRIA SANTA MARIA 2023

Atendidos: 52
Faltantes: 10
Concluídos: 6
Encaminhamentos: 6

Consultas de manutenção: 42
Primeira consulta: 10
Profilaxia: 3
Acesso: 3
Restaurações: 18
Raspagem: 9
Exodontias: 12
Selamentos provisórios: 4
Acc: 1
Aplicação de flúor: 1

Total procedimentos: 115

Avaliações clínicas para câncer bucal: 28

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)/PMSM
Fotos: Ariéli Ziegler/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial