Secretaria de Município da Saúde

26/05/2023 26/05/2023 17h37m

Prefeitura sanciona lei que inclui portadores de fibromialgia na lista de atendimento preferencial


Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura)

Pessoas com a doença poderão utilizar filas e vagas preferencias em Santa Maria 

Por mais atenção a pessoas com fibromialgia, o prefeito Jorge Pozzobom sancionou, na tarde desta sexta-feira (26), a Lei 6.747 que dispõe sobre o atendimento preferencial para este grupo de pessoas em Santa Maria. De autoria do vereador Adelar Vargas, o texto inclui pessoas com fibromialgia nas filas de atendimento preferencial, bem como vagas de estacionamento. Para a assinatura da legislação, o parlamentar se reuniu com o chefe do Executivo Municipal no gabinete, no Centro Administrativo, e com integrantes do grupo de apoio Fibromialgia SM.

“Eu sempre digo que Santa Maria é a pessoas cuidando das pessoas. Essa lei reforça isso e é importante até para conscientizar mais pessoas sobre a fibromialgia”, destacou o prefeito.

O autor da lei pontuou que a fibromialgia é invisível e que os portadores têm muitas dificuldades motoras, principalmente a de ficarem em pé muito tempo.

“Pode parecer pouco, mas esperar em pé em uma fila de mercado, de banco é desgastante para quem tem o diagnóstico de fibromialgia. Então, é justo que os portadores sejam incluídos na lista de atendimento preferencial”, justificou o líder do Governo na Câmara.

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Cerca de 2% da população mundial recebe o diagnóstico e é mais frequente em mulheres.

O Fibromialgia SM é um grupo em que portadores da doença fazem atividades de conscientização e  de apoio. Para entrar em contato com o grupo basta enviar mensagem no perfil do Instagram ou na página de Facebook.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Marcelo Oliveira/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial