Inicial > Saúde > Notícias > Para concluir capacitação, agentes de Saúde...

Secretaria de Município da Saúde

01/09/2017 01/09/2017 17h32m

Para concluir capacitação, agentes de Saúde do Município apresentam ações práticas realizadas


Grupos apresentaram as atividades realizadas na tarde desta sexta-feira

Com delimitação de temas, 15 grupos produziram vídeos, paródias e encenações para abordar o combate ao Aedes aegypti


O combate ao mosquito Aedes aegypti tem sido tema de diferentes ações por parte do Executivo Municipal. Em umas das principais atividades propostas, a Prefeitura de Santa Maria, em parceria com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), promoveu uma capacitação aos agentes comunitários de Saúde. Dividida em cinco etapas, a capacitação chegou ao fim nesta sexta-feira (1º), com a apresentação das atividades práticas realizadas pelas equipes de agentes.

Chamada de atividade de dispersão, a ação consiste na aplicação, a campo, dos conhecimentos obtidos na parte teórica da capacitação. Conforme o agente de Saúde pública do Ministério da Saúde e integrante do Cevs, Jair Martins, que conduziu a capacitação, os agentes foram divididos em 15 equipes e realizaram o sorteio de um dos cinco temas para o qual teriam que produzir a ação: mobilização de prédio público, mobilização de grupo organizado da sociedade civil, mutirão de limpeza, atividade lúdica e mutirão de limpeza em cemitério local.

Os grupos soltaram a criatividade para desenvolver a temática, produzindo atividades com a comunidade, vídeos, paródias, teatros e outras ações, com o foco no combate à proliferação e nas ações para o combate ao Aedes. A apresentação dos grupos foi realizada na tarde desta sexta-feira, no Salão de Atos da Unifra.

“Nosso objetivo com essa ação era ver se os agentes assimilaram os ensinamentos. E a repercussão foi excelente. A gente pode observar que, além de absorverem os conhecimentos, eles ainda souberam passar as informações para o restante da equipe da Unidade de Saúde e para a população. Temos um problema sério de infestação do mosquito em Santa Maria e cada um precisa fazer a sua parte”, ressaltou Martins.

Para o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, a realização da capacitação foi importante para motivar os agentes de Saúde. “Diante de tanta dificuldade de recursos humanos e financeiros, nos surpreende o engajamento dos nossos profissionais e a motivação para tratar um assunto tão importante que é o combate a esse mosquito”.

Uma das apresentações que mais empolgou o público foi a da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Vitor Hoffmann. As agentes de Saúde Tatiane Sulcis Pilate, Naiane Freitas, Rita de Borba e Cristiane Dutra aproveitaram o sucesso da música “Despacito” para abordar a temática. Com a paródia “Um Mosquito”, as agentes falaram sobre as formas de prevenção à proliferação, como tapar as caixas de água, não acumular água em pneus, limpar os potes dos animais, além de dar o recado de que cada um precisa fazer a sua parte. Para produzir a música, as agentes contaram com o apoio de todos os profissionais da ESF e, também, dos moradores da região.

“Como ESF, nós temos a responsabilidade de trabalhar a Saúde das nossas comunidades. Soubemos da informação impactante de que 70% da cidade está infestada, então resolvemos produzir um material também impactante, para que a informação possa ser disseminada por toda a cidade, para ajudar na prevenção”, contou Tatiane, que foi a responsável por criar a paródia, junto às demais colegas.

ATUAÇÃO DE TODOS É FUNDAMENTAL

Além do engajamento dos agentes de Saúde durante as visitas domiciliares, para evitar uma epidemia na cidade é fundamental que todas as pessoas contribuam, realizando as ações de combate em casa e nos ambientes de trabalho. Conforme a superintendente de Atenção Básica do Município e responsável pela atuação dos agentes, Maria Suzana Lopes, também é muito importante o trabalho integrado das demais secretarias do Município, em especial Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura e Serviços Públicos.

“Sem o trabalho conjunto, não vamos conseguir avançar. Precisar unir educação e informação para termos resultados concretos para evitarmos uma epidemia”, reforça Suzana.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial