Notícias

25/07/2017

Agentes de Saúde do Município recebem capacitação para controle do Aedes aegypti


Nesta terça-feira, agentes de Saúde participaram da parte teórica do curso, que foi realizado durante a manhã e à tarde (Foto: Deise Fachin)

Curso é promovido pela Prefeitura de Santa Maria e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito

 

A preocupação com o alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti no Município tem motivado ações constantes da Administração Municipal, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde. Buscando reduzir esses índices e intensificar o combate ao mosquito, a Prefeitura de Santa Maria, em parceria com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), está promovendo uma capacitação com foco no controle do vetor.

O curso, que começou nesta terça-feira (25) e segue até a quinta-feira (27), é dividido em atividades teóricas e práticas e é destinado para públicos específicos. Nesta terça, as palestras são direcionadas aos agentes comunitários de Saúde, agentes de Saúde pública e Vigilância Ambiental (Agentes de Combate a Endemias) e coordenadores de equipe do Município.

Conforme a médica veterinária e coordenadora técnica do Programa de Vigilância e Controle do Aedes, Heloisa Lorentz, a realização do curso foi motivada após uma visita técnica da Cevs a Santa Maria, onde foi constatado a situação de infestação do mosquito na cidade. De acordo com Heloisa, a capacitação para os agentes de Saúde tem a intenção de preparar esses profissionais para que eles possam atuar em campo, promovendo a orientação da comunidade, realizado vistorias e ensinando as formas adequadas de combate ao mosquito.

“Temos que intensificar esse trabalho e fazer com que as vistorias sejam parte da rotina. Nossa intenção é que esses agentes possam fazer o controle mecânico e mais efetivo do mosquito”, explica Heloisa.

Hoje, o Município conta com 16 agentes de combate a endemias, sendo que o necessário seriam 130. Assim, a capacitação tem por objetivo qualificar os 106 agentes comunitários de Saúde que estão em atividade no Município para que eles possam atuar na orientação com a comunidade.

“Cada agente comunitário é responsável por atender uma média de 200 famílias. Assim, a partir desse curso, eles vão estar capacitados para atuar nesses territórios. Eles vão se somar aos agentes de endemia, para intensificar esse trabalho”, explica a superintendente de Atenção Básica do Município, Maria Suzana Lopes.

COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE

Entre os assuntos abordados na palestra, estava a situação de proliferação do Aedes no Rio Grande do Sul e em Santa Maria, o ciclo do vetor, as formas de prevenção e de trabalho dos agentes, as doenças transmitidas pelo mosquito, entre outros tópicos. Conforme o agente de Saúde pública do Ministério da Saúde e integrante do Cevs, Jair Martins, que ministrou as palestras, Santa Maria apresenta alto risco para epidemia, em função de que o nível de infestação da cidade já chega a 4,3%. Na palestra, Martins apresentou aos presentes o Programa de Enfretamento do Aedes no Rio Grande do Sul.

“Nós temos o vetor, mas ainda não há a circulação viral. Se tivermos uma pessoa doente, poderemos desencadear um surto na cidade. Por isso, precisamos capacitar esses profissionais, para aumentar a cobertura de visita dos domicílios, mas também é necessária a ajuda da população, pois, hoje, de 70% a 80% dos focos são encontrados nos pátios das residências”, comentou Martins.

CURSO TERÁ CONTINUIDADE

Nesta terça-feira, os profissionais participaram da parte teórica do curso. Já nesta quarta-feira (26), as atividades serão práticas. Os agentes de Saúde irão a campo, onde receberão instrução e poderão desenvolver as formas de trabalho ensinadas no curso. As equipes farão vistorias, durante a manhã, no Cemitério Ecumênico Municipal e, à tarde, em residências domiciliares.

Além da capacitação para os agentes de Saúde, o curso também será destinado para membros de órgãos públicos da cidade. Na quinta-feira, representantes de secretarias municipais da Prefeitura e de outras instituições e entidades federais e estaduais receberão a capacitação. A orientação é que cada entidade convidada envie dois representantes para o curso. O indicado é que essas pessoas tenham o perfil para trabalhar, semanalmente, nas vistorias de seus locais de atuação, de forma a serem multiplicadores das ações de combate ao vetor.

“Nós pretendemos mobilizar o máximo de pessoas possível, para que cada um cumpra a sua parte. Nós precisamos do envolvimento de todos, dos agentes de Saúde, dos órgãos públicos, das secretarias municipais, das instituições privadas e da comunidade, pois só as ações da Vigilância e da Secretaria de Saúde são insuficientes para barrar essa epidemia”, reforça o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin e João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial