Inicial > Desenvolvimento Rural > Notícias > Prospecção: Santa Maria atrai interesse espanhol...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

02/05/2012 02/05/2012 11h56m

Prospecção: Santa Maria atrai interesse espanhol para firmar parcerias no setor agropecuário


Série de agendas do diplomata espanhol em Porto Alegre encerrou roteiro de visitas ao RS

O Conselheiro de Agricultura, Alimentação e Meio-ambiente da Embaixada da Espanha, Jose Maria Gómez-Nieves, esteve em Santa Maria na semana passada a convite do prefeito Cezar Schirmer. Gómez-Nieves visitou a cidade para conhecer as políticas públicas da Administração Municipal voltadas para a agropecuária, já que a Espanha possui um projeto de cruzar seu gado Retinto com raças européias no Brasil, a fim de preservar a espécie que, além de ter uma carne de altíssima qualidade, apresenta grande relação custo benefício por se tratar de uma raça resistente e de fácil adaptação.


Depois de ser recebido pelo prefeito em seu gabinete, na noite de segunda-feira (23), o espanhol passou a manhã de terça-feira (24) na Universidade Federal de santa Maria (UFSM) onde foi apresentado a experimentos de pastagens e suplementos alimentares feitos com animais de rebanho pelo Departamento de Zootecnia da UFSM.

Na ocasião, Gómez-Nieves apresentou a Espanha e seu sistema agropecuário, falando sobre clima, técnicas, raças tradicionais, suas características e comportamento. O encontro também serviu para o Conselheiro fazer comparações entre modelos brasileiros e espanhóis, além de incrementar sua base de dados sobre a pecuária praticada na região.

“Eu sempre pensei nesse projeto, desde o começo, para a região nordeste e central do Brasil. Mas tendo em base a qualidade desta carne, existem muitas possibilidades com a região”, declara Gómez-Nieves.

Na quarta-feira (25) o prefeito Cezar Schirmer acompanhou Gómez-Nieves até Porto Alegre para encontrar-se com diretores da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A reunião teve a tônica de uma rodada de negócios, onde tanto o espanhol, quanto os representantes do agronegócio local falaram das possibilidades da abertura de novos empreendimentos.

“Falando com o prefeito, com a comunidade científica da cidade e entidades rurais, chegamos a muitas outras áreas que podem ter um grande desenvolvimento e que podem ser de grande interesse”, diz o espanhol. O fato de Santa Maria ter tomado a iniciativa deste encontro também foi um diferencial, segundo o vice-presidente da Farsul, Gedeão Silveira Pereira. “É uma grande oportunidade de se efetivar uma parceria e desenvolver programas em conjunto. E com Santa Maria centralizando o Estado, temos alguns pontos destacados na possibilidade de firmar esse acordo”, declara Pereira.

Para o superintendente do Senar no Rio Grande do Sul, Gilmar Tietböhl, o encontro não foi só a respeito de tratativas, mas de troca de experiências. “É muito importante, em termos de agronegócio, se estabelecer relação com pessoas do mundo inteiro. É importante saber o que os outros países pensam e o que tem, principalmente em termos de tecnologia, para que possamos fazer intercâmbio. Nós temos muito a oferecer e temos muito a receber também”, explica Tietböhl.

Entre as possibilidades de negócio levantadas durante a visita do Conselheiro da Embaixada da Espanha estão o próprio cruzamento genético do gado Retinto com o gado gaúcho, a gama de aplicação da carne suína em diferentes produtos e a área de laticínios. O Prefeito Cezar Schirmer, que já havia prospectado nas mais diversas ramificações durante missão empresarial liderada pela Administração Municipal em janeiro deste ano até o País Basco, mostrou-se satisfeito com o reforço de Gómez-Nieves nas investidas no mercado local. “Santa Maria tem estreitado seus laços com a Espanha e empresas espanholas. A Espanha é um país muito querido em nosso Estado e queremos melhorar ainda mais este laço”, conclui o chefe do executivo santa-mariense.

Agenda
Na passagem por Santa Maria, o Conselheiro da Embaixada da Espanha também visitou propriedades rurais e criadouros bovinos, dentre elas uma fazenda que recebe acompanhamento dos técnicos do departamento de Zootecnia da UFSM, em São Vicente do Sul. Gómez-Nieves também visitou o Frigorífico Silva, por ser um dos mais tradicionais e respeitados do país. A empresa santa-mariense é modelo no ramo de carnes e tem 40 anos de mercado. Seu novo parque industrial qualificou a empresa a exportar para a União Européia, atestando a qualidade de seus produtos. O Frigorífico Silva é detentor da marca Best Beef de cortes nobres das raças Angus e Hereford. Ainda em Porto Alegre, o diplomata espanhol conversou com o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, deputado Estadual Ernani Polo.
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial