Inicial > Notícias > Obra de recuperação do pavimento e...

Notícias

14/06/2022 14/06/2022 15h23m

Obra de recuperação do pavimento e drenagem pluvial na Vila Belga é concluída pela Prefeitura


João Alves (Mtb: 17.922)

Intervenção é a primeira obra entregue pela Prefeitura dentro da iniciativa do Distrito Criativo Centro-Gare

A primeira obra realizada pela Prefeitura de Santa Maria no Distrito Criativo Centro-Gare está concluída. Iniciada em fevereiro, a recuperação do pavimento (calçamento de pedras) das ruas da Vila Belga foi entregue pela construtora responsável neste mês após cerca de 90 dias de trabalho. A partir de agora, os moradores do histórico conjunto residencial – considerado pela Bélgica como patrimônio do país no exterior – não deverão mais conviver com os recorrentes acúmulos de água nas vias. 

“Sabemos que, nesse primeiro momento de implantação do Distrito Criativo, muitas das ações, principalmente de infraestrutura, ficarão a cargo da Prefeitura. E a obra na Vila Belga é um exemplo de como buscamos cumprir o nosso papel para que esse projeto aconteça. Entretanto, é sempre importante lembrar que, mais do que obras, nós, como população de Santa Maria, precisamos ocupar esses espaços históricos e dar vida ao patrimônio. O Distrito Criativo não é uma iniciativa da Prefeitura somente. É um projeto de todos que querem uma Santa Maria melhor”, afirma o vice-prefeito Rodrigo Decimo. 

Além da troca das pedras do calçamento em diversos trechos, entre os quais se destaca a esquina da Rua André Marques com a Ernesto Beck, que estava bastante danificado, foi realizada a drenagem pluvial das quatro ruas da Vila Belga: André Marques, Ernesto Beck, Manoel Ribas e Doutor Wauthier. Ao todo, foram instalados 279 metros de tubulação subterrânea. As caixas coletoras de água também passaram por reforma. 

As calçadas foram recuperadas em pontos onde as pedras estavam quebradas ou soltas e ganharam rampas de acesso para melhorar a acessibilidade. Todas as intervenções buscaram manter, ao máximo possível, as características originais da Vila Belga, visto que o local é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município e do Estado. 

A empresa contratada pela Prefeitura por meio da licitação foi a Della Pasqua Engenharia e Construções, que iniciou e terminou a obra. O trabalho foi custeado com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). 

O QUE É O DISTRITO CRIATIVO CENTRO-GARE?

É uma iniciativa que pretende dar nova vida ao Centro Histórico Ferroviário de Santa Maria e arredores, principalmente por meio da economia criativa, prática característica dos moradores e comerciantes locais. Além de revitalizar o patrimônio histórico existente, uma governança foi constituída com articulação da Prefeitura, reunindo instituições de ensino, representantes de instituições empresariais e outras associações, para executar as ações do Plano de Ação (documento construído com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do grupo VIA – Estação do Conhecimento, e de sugestões da comunidade em workshops, formulário online e urnas espalhadas na cidade).

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) 

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial