Inicial > Notícias > Prefeitura abre inscrições para Tertúlia da...

Notícias

30/08/2018 30/08/2018 17h35m

Prefeitura abre inscrições para Tertúlia da Poesia e Tertúlia Piá nesta sexta-feira


Eventos são voltados à poesia tradicionalista e à arte declamatória

 

De 31 de agosto a 18 de setembro estão abertas as inscrições para dois eventos dedicados à poesia, à arte declamatória e ao tradicionalismo gaúcho. São eles: a 5ª Tertúlia da Poesia e a 3ª Tertúlia Piá, ambos promovidos pela Prefeitura de Santa Maria, com realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, do Galpão da Poesia e do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul. As inscrições são gratuitas e, para participar, é indispensável ler os regulamentos de cada seletiva.

 

5ª TERTÚLIA DA POESIA
O concurso busca descobrir e difundir novos talentos na área da produção poética, da arte declamatória e do acompanhamento musical destas artes, bem como consolidar o talento de poetas, declamadores e amadrinhadores já consagrados. Além disso, busca divulgar, por meio da poesia, a história e a cultura do povo gaúcho.

Os trabalhos serão recebidos exclusivamente pelo e-mail tertuliadapoesia@gmail.com, até o dia 18 de setembro. Podem participar da Tertúlia da Poesia poetas, declamadores e amadrinhadores de qualquer parte do Brasil ou do Exterior e cada poeta poderá inscrever até cinco poemas, podendo classificar apenas um.

Os poemas inscritos deverão ser inéditos e não poderão ter sido gravados, impressos ou divulgados em qualquer veículo de comunicação de massa. No entanto, conforme o regulamento, os trabalhos podem ter participado de outros festivais (desde que não tenham disso premiados, divulgados ou registrados em livro ou disco).

A temática dos poemas deve tratar sobre usos e costumes tradicionais do povo gaúcho, identificando o contexto histórico, social, artístico ou cultural do Rio Grande do Sul.

 

3ª TERTÚLIA PIÁ
Busca proporcionar a continuidade e o desenvolvimento da arte poética e declamatória, por meio do incentivo aos mais jovens. Durante a participação no evento, crianças e adolescentes tem a oportunidade de integração com artistas que são referência na arte declamatória.

Da mesma forma que a Tertúlia da Poesia, as inscrições para a Tertúlia Piá encerram no dia 18 de setembro e deverão ser enviadas pelo responsável legal do participante, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida e um vídeo do poema, gravado pelo declamador inscrito, para o e-mail tertuliapia@gmail.com.

Conforme o regulamento, a duração do poema não deverá ultrapassar oito minutos e a gravação do mesmo poderá ser feita de forma caseira, inclusive em aparelho celular.

Os participantes poderão se inscrever em duas categorias, conforme a idade: Mirim (entre oito e 11 anos) e Juvenil (entre 12 e 15 anos). Serão selecionados até oito declamadores inscritos, sendo quatro em cada categoria. Os declamadores selecionados se apresentarão na abertura ou no intervalo da 5ª Tertúlia da Poesia, a ser realizada no dia 03 de novembro.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Arquivo/PMSM
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial