Inicial > Emissão de Taxa de Protocolo

Documentos necessários para abertura de protocolo

Impugnação Lançamento Tributário - 1ª Instância CAFT

Este processo se destina a impugnar, em primeira instância, os lançamentos de IPTU, ISS, ITBI, taxas e outros lançamentos realizados na Superintendência de Receitas, conforme prevê o inciso III, do art. 192 da LCM n° 02/2001, alterada pela LCM n° 109/2017.

O recurso deverá ser apresentado no prazo de 30 dias, contados a partir da ciência do lançamento, terá efeito suspensivo sobre a cobrança dos créditos impugnados e será direcionado ao Agente do Fisco responsável pelo objeto recorrido.

Este processo não se destina à solicitação de reavaliação da base de cálculo do ITBI, que deverá ser feita na plataforma ITBI-OnLine, no mesmo protocolo de solicitação de guia de ITBI, em instância única, conforme disposto no art. 192, II da LCM nº 002/2001.

Documentos Necessários*

Documento Nº. Vias Download Modelo / Link
Carta Explicativa 1 -
Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ 1 -
Contrato Social da PJ 1 -
Cópia do Documento Objeto do Recurso 1 -
Documento de Identificação do Representante 1 -
Documento de Identificação do Requerente 1 -
Guia de Cobrança 1 -
Notificação de Lançamento 1 -
Relatório de Auditoria 1 -
Termo de Autorização para Terceiros e/ou Procuração 1 -

*Obs: documentos adicionais poderão ser solicitados pelos respectivos setores, para o bom andamento dos pedidos.

[ voltar ]