Educação Fiscal

19/05/2023

Alunos e professor da Escola pública Vicente Farencena são premiados na Olimpíada de Matemática


Vencedores

Certificados e medalhas foram entregues a dois estudantes e a um docente da EMEF Vicente Farencena, em cerimônia, na tarde desta quinta-feira (18)

 

O Programa Municipal de Educação Fiscal Santa Maria parabeniza o professor Juliano da Cunha da Silva e seus alunos Davi Potter Friedrich e Sofia Oliveira Pincolini pelo bélissimo desempenho  na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2022.

Na tarde desta quinta-feira (18), no Auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorreu a cerimônia de premiação em que os alunos receberam medalha de bronze e certificado. O professor também recebeu um troféu na solenidade. O ato contou com a participação de outras escolas públicas classificadas, de Santa Maria e outros Municípios da região. 

“Receber este reconhecimento é gratificante. Demonstra que estou fazendo algo certo. Fico até sem palavras. São cerca de 10 anos que atuo como professor. Deste tempo, quatro anos é na Rede Municipal, e fico muito feliz em ser classificado pela OBMEP, e em ver dois alunos da nossa escola também premiados”, salientou o professor de matemática.

Para a mãe de Sofia, Roselis Oliveira, o orgulho é dobrado:

“Hoje estou aqui como mãe da Sofia, e estou muito orgulhosa dela. Mas comemoro em dobro porque sou diretora da Escola Vicente Farencena. Esta é uma grande conquista para a nossa comunidade escolar”, celebra a professora.

E a mãe de Davi,Elisangela Friedrich, destaca que ver o filho recebendo a medalha foi um momento único.

“Nem sei o que dizer, só que o orgulho é muito grande. Ele adora matemática, mas é muito estudioso em todas as matérias, tira notas boas. É um filho que me enche de alegria e orgulho”, pontua a mãe emocionada.

A OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. É realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

Comheça o trabalho realixado pelo Programa  Municipal de Educação Fiscal Santa Maria em: Clik aqui 

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial