Inicial > Educação Fiscal > Notícias > EMEF Perpétuo Socorro colhe frutos do...

Educação Fiscal

13/06/2017 13/06/2017 13h55m

EMEF Perpétuo Socorro colhe frutos do trabalho plantado pela Educação Fiscal na Rede Municipal


“Participar do controle social no dia a dia, construindo conhecimento para transformar a comunidade para o bem comum”, foi como a graduanda em pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Lucélia Portugal definiu o trabalho desenvolvido sobre as temáticas da Educação Fiscal na turma de 5º ano, na Escola Municipal Perpétuo Socorro, durante a visita do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), à escola na tarde da última segunda-feira (12).

A ideia de unir os conteúdos de forma interdisciplinar orientada pela professora, Cynara Cardoso, resultou em ótimo trabalho de estágio final para Lucélia. E para ver de perto como os alunos reagiram as atividades, a coordenadora adjunta do PMEF, Adriana Aires e a disseminadora Rozania Rosa se deslocaram até a escola.

Lá, elas puderam perceber os métodos utilizados, como bazar para trabalhar as porcentagens, fazendo comparações nas notas fiscais dos mercados do bairro, passeios no Museu Educativo Gama d’Eça/UFSM e no Planetário da UFSM para abordar o patrimônio público. Na questão dos impostos, utilizou o jogo Caminho da Cidadania, contido no informativo 46, produzidos pelo PMEF. Vídeos e livros também serviram de base para as pesquisas sobre a temática.

Ficou evidente o aprendizado das crianças quando questionadas pelas integrantes do PMEF sobre o que elas haviam aprendido na última semana sobre Educação Fiscal. Todos souberam responder corretamente sobre as questões que abordaram a importância da Nota Fiscal, aplicação de recursos entre outros.

Lucélia explicou ainda como desenvolveu em cada disciplina a temática com os alunos. “Em português, com linguagem oral e substantivos próprio; na matemática, resolução e interpretação de problemas; da história, a importância da Nota Fiscal; na geografia, espaço e tempo e finalmente em artes, na confecção dos materiais (cartazes) utilizando as cores”.

Ela destacou ainda a importância de trabalhar a Educação Fiscal na escola, pois foi por meio de sua filha, aluna da EMEF Santa Helena e participante ativa das atividades da Educação Fiscal que ela conheceu o Programa Municipal.


 

PROJETOS 2017

Como em 2016, a EMEF Perpétuo Socorro já confirmou presença nos projetos da Educação Fiscal. Desta vez, participará do 11º Festival Cid Legal Canta e Dança, marcado para o dia 6 de outubro e do 9ª Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena, no dia 20 de outubro. 

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Rozania Rosa
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial