• 7º Festival Cid Legal Canta & Dança

  • 7º Festival Cid Legal Canta & Dança

  • 7º Festival Cid Legal Canta & Dança

  • 7º Festival Cid Legal Canta & Dança

  • 7º Festival Cid Legal Canta & Dança

  • 7º Festival Cid Legal Canta & Dança

  • 7º Festival Cid Legal Canta & Dança

  • 7º Festival Cid Legal Canta & Dança

  • 7º Festival Cid Legal Canta & Dança

Escolas

EMEF NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Diretor: Daniela Guterres de Oliveira
Endereço: Rua Castro Alves, 57 - Perpétuo Socorro - CEP -97043-100
Telefone: 553223 6252
Número de Professores: 36
Número de Alunos: 510
Abrangência: 1º ao 9º ano
Blog: http://escolaperpetuosocorrosm.blogspot.com/

Ação Pedagógica Integrada por Ano:

  • 2009 -
    Coordenador(a):

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2008

As temáticas deverão ser trabalhadas conforme o nível de entendimento e abstração de cada ano de escolaridade, portanto nos anos iniciais as atividades deverão ser executadas de maneira lúdica. Serão confeccionados dados e trilhas com palavras chaves: Valores, direitos e deveres, ética, cidadania... Para que os alunos brinquem e joguem com os temas abordados pelos professores. Também na sala de informática os alunos poderão interagir no computador com jogos envolvendo as temáticas trabalhadas em sala de aula sobre o tema Educação Fiscal.

Para os alunos dos anos finais a metodologia será diferenciada. Ela envolverá pesquisas, estudos, entrevistas, palestras, enfim, dinâmicas que abordem os temas usados pelos professores a fim de maiores esclarecimentos sobre o tema de Educação Fiscal. Os alunos também trabalharão os temas abordados através de danças, paródias, teatro...

Após o registro do trabalho os alunos se envolverão em um grande seminário para fazer o relato de seus estudos sobre o tema para toda a comunidade escolar.

Os alunos deverão ser questionados e provocados para despertarem para posições mais críticas em reação ao meio ambiente em que vivem, levando-os a questionamentos sobre quais ações eles tomariam frente a certas situações de maneira consciente e exercendo a sua cidadania. E para isto os alunos deverão fazer um mapeamento da situação real a qual eles e a sua comunidade se encontram, envolvendo: Moradia, saúde, oferta de trabalho, lazer, transporte, educação e meio ambiente.

Após o mapeamento os alunos poderão questionar frente aos órgãos públicos, as reais ações que deveriam estar previstas e implantadas para melhorar o local em que vivem e com mais qualidade de vida.

Ficará na responsabilidade dos alunos, passar o conhecimento estudado e a importância da construção coletiva para uma sociedade com a partilha de idéias, respeito mútuo e diálogo, contribuindo para o exercício da cidadania e a prática democrática com a participação consciente de todos.

A Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro finalizou o seu ano letivo (2008) com muita satisfação pelo trabalho desenvolvido com professores alunos e comunidade escolar com a temática Educação Fiscal.

A Escola possui como base o desenvolvimento da aprendizagem e também o desenvolvimento social, entendido como socialmente viável, ambientalmente sustentável, solidário e igualitário, que considere o homem e a mulher em sua relação com o meio e com os demais.

Com a concepção de ter a escola como um espaço de reflexão e construção do significado da apropriação do saber e um processo permanente de formação de sujeitos autônomos, com posição crítica frente às desigualdades e injustiças sociais, a escola promoveu a participação dos alunos, professores e comunidade escolar na construção de uma educação e escola comprometida com o desenvolvimento para cidadania.

Atividades desenvolvidas no ano de 2008:
- Gincana;
- Dança realizada com alunos do 1º ao 9º anos;
- Confecção de livros nos 5º anos;
- Paródias realizadas e interpretadas pelos alunos dos 6º ao 9º anos;
- Programa de Educação Fiscal diluído dentro da disciplina de Português;
_ Participação no 2º Concurso de Desenho e Redação do CGU com alunos dos 1º aos 9º Anos.

A Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desenvolveu seu trabalho com a temática Educação Fiscal com todo o apoio, incentivo e garantia da direção, levando os professores e alunos na elaboração de trabalhos fascinantes e na reflexão crítica da realidade com a viabilização de um intenso processo participativo, a fim de concretizar um ensino de qualidade, vinculado à realidade e articulado com o projeto de desenvolvimento do estado.

2007

Atividades:

- Grupo de alunos da escola como multiplicadores do Projeto para toda a comunidade escolar;
- Trabalho interdisciplinar dos professores de todo o Ensino Fundamental através de concurso de redação, histórias em quadrinhos e desenhos;
- Incentivo a exigir notas fiscais quando forem às compras;
- Campanha de arrecadação de notas fiscais;
- Conscientizar e sensibilizar alunos, professores e comunidade da importância dos bens públicos e do cuidado que devem ter na conservação dos mesmos;
- Concursos de paródia, rap e dança com o tema educação fiscal;
- Buscar palestrantes para esclarecimentos maiores sobre o tema, envolvendo alunos, pais e professores.

2006

- Recolhimento expressivo de notas fiscais – 66.000 notas.
- Concurso de desenhos com o tema Educação Fiscal com alunos do 1º ao 5º ano.
- Conscientização, sensibilização e conservação do patrimônio público.
- Gincana de arrecadação de notas fiscais

Avaliação:

Sentimos que o programa de Educação Fiscal este ano foi de grande participação de toda a comunidade escolar em constante exercício de cidadania onde ficou em evidência o crescimento e a auto-estima dos alunos e de toda a escola, no momento em que o teatro após a sua primeira apresentação no II seminário de Educação Fiscal deu início à inúmeros convites para apresentações.
Portanto o Programa Municipal de Educação Fiscal, veio a contribuir e enriquecer o nosso trabalho na escola, procurando sempre não esquecer a essência do ser humano em igualdade de oportunidades, de participaçãoe autonomia para a promoção do homem para um mundo mais cidadão.

2005

Em edição!

2004

Sensibilização de toda a comunidade escolar, sobre o tema Educação Fiscal através da palestra da equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) juntamente com Auditores e Fiscais da Receita Federal e Delegacia Estadual.
Todos os professores agiram como multiplicadores nas salas de aula, com ênfase no incentivo de trazer notas fiscais.
- Concursos de desenho, foram feitos envolvendo todos os alunos
- Mostra de trabalhos
-Escolha do nome do mascote
- Conscientização, sensibilização e conservação do patrimônio público
- Gincana de arrecadação de notas fiscais

Avaliação:O PMEF veio contribuir para a conscientização dos alunos e comunidade escolar sobre os direitos e deveres que temos, inclusive o de exigir nota fiscal.




Topo da Página | Página Inicial
© 2014 - Prefeitura Municipal de Santa Maria, todos os direitos reservados. Desenvolvimento SMG/STI

Rua Venancio Aires 1º andar, 2277, Centro. 97010-005
Telefone: (55) 3921-7073
E-mail: educacaofiscal@santamaria.rs.gov.br