Secretaria de Município de Desenvolvimento Social
28/07/2022 28/07/2022 14h25m
Prefeitura aborda pessoas em situação de rua para levantar dados a seminário que vai tratar o tema

Além de coletar as informações, equipe também faz o convite às pessoas para irem às casas de passagem
A Prefeitura fez ação da Patrulha da Solidariedade na noite desta quarta-feira (27), com o intuito de fazer um levantamento das pessoas em situação de rua e também para convidá-las a irem para uma das casas de passagem de Santa Maria. Ao todo, foram três abordagens, das 20h às 22h15min. Um dos abordados foi recolhido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, acionado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social. O homem foi encaminhado à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para observação.
A secretária adjunta da pasta municipal, Ana Maria Lima, conta que estas abordagens são feitas há cerca de dois meses, durante o dia e à noite, com a população em situação de rua. Os dados coletados a partir do contato com estas pessoas serão usados para elaborar um diagnóstico do cenário em Santa Maria e também para serem apresentados em um evento em agosto.
“No dia 19 de agosto, vamos ter o 1º Seminário em Alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, que ocorre na Câmara de Vereadores, na parte da manhã. Na mesma data, à tarde, terá uma ação na Praça Saldanha Marinho para a sensibilização da comunidade santa-mariense em relação às pessoas em situação de rua. É preciso entender que estas pessoas que vivem na rua têm suas histórias e suas razões para estarem onde estão”, destaca Ana Maria.
As rondas da Patrulha da Solidariedade ocorreram no viaduto do Cerrito, Calçadão, Praça Saldanha Marinho, Avenida Rio Branco e Gare. Assistentes sociais e psicólogos do Executivo Municipal explicavam às pessoas em situação de rua o levantamento que estavam fazendo e apresentavam as estruturas das casas de passagem. A partir disso, faziam o convite para se dirigirem a um desses locais, onde cuidadores e voluntários tentam recuperar vínculos familiares, demonstrando o cuidado com a população de Santa Maria.
A Patrulha da Solidariedade é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, da Guarda Municipal, da Defesa Civil Municipal, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do Gabinete de Governança.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria