Inicial > Desenvolvimento Rural > Notícias > Reunião entre Prefeitura e Emater tratou...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

09/03/2020 09/03/2020 16h18m

Reunião entre Prefeitura e Emater tratou da estiagem em Santa Maria nesta segunda-feira (9)


Ela ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Rural

A Prefeitura de Santa Maria e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) se reuniram nesta segunda-feira (9) para tratar dos efeitos da estiagem na cidade. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Avenida Medianeira, 141, no Bairro Medianeira). Participaram, ainda, a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil.

“Foi uma reunião de avaliação para tratar sobre a situação da estiagem em Santa Maria. Houve presença dos sindicatos e do Conselho de Desenvolvimento Rural”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.

Em fevereiro deste ano, houve a homologação do decreto de situação de emergência, assinado pela Prefeitura, pelo Governo Federal. O decreto considerou um intervalo de 39 dias, de 2 de dezembro de 2019 a 8 de janeiro de 2020. No total, foi contabilizado um prejuízo de R$ 47.564.522,52 na agricultura e na pecuária. Além disso, o Município precisou abastecer famílias com água potável.

Durante o encontro, a Emater apresentou um novo dado: R$ 85.289.789,97 de prejuízo entre as produções de soja, arroz e milho.

Com a homologação do decreto de situação pelo Governo Federal, será possível a obtenção de recursos estaduais e federais para investimentos na cidade. Entre outros benefícios, estão a obtenção de dispensa de licença ambiental e de licitações, por exemplo. Dessa forma, a máquina pública pode dar celeridade à solução de problemas causados pela seca. Também há possibilidade de financiamentos rurais serem recalculados.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17.688)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial