Inicial > Esporte e Lazer > Notícias > Promovida pela Prefeitura, oficina de Defesa...

Secretaria de Município de Esporte e Lazer

20/08/2021

Promovida pela Prefeitura, oficina de Defesa Pessoal para Mulheres tem a primeira aula neste sábado


Arte: Eduardo Sendtko/Prefeitura

Atividade integra programação do Mês do Esporte

Com os objetivos de ensinar as mulheres a usarem a defesa pessoal para sair de possíveis situações de perigo e de ofertar uma modalidade de atividade física, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realiza neste sábado (21) a primeira aula da oficina "Defesa Pessoal para Mulheres". Serão duas turmas, de 25 vagas cada, e todas foram preenchidas. A atividade integra a programação do Mês do Esporte.

O curso será ministrado pelas lutadoras Aline Santos, Bruna Scheffer e Luana Borges. As aulas ocorrem no Centro Desportivo Municipal (CDM) e o "pagamento" para o curso é um item de higiene feminina (pacote de absorvente, sabonete, desodorante, etc). As arrecadações serão doadas a mulheres em vulnerabilidade. 

Ao todo, são dois dias de oficina de defesa pessoal voltada exclusivamente para mulheres. As atividades serão neste sábado e no próximo dia 28, sendo divididas em duas turmas. A primeira turma terá aulas nos dois dias, das 14h às 16h. Já a segunda turma será nos mesmos dias, mas com aulas das 16h30min às 18h30min.

“Este é um evento que reforça o potencial do esporte, mobilizando as pessoas para a prática da atividade física. É inegável também que a oficina terá um sentido maior em termos impacto social e cultural. Isso porque será feito de mulheres para mulheres, envolvendo quatro modalidades de luta, para justamente mostrar que o esporte é para todos e todas, e nós temos o dever de ampliar este entendimento para construir uma sociedade mais igualitária", salienta o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro.

A chefe de gabinete da pasta municipal e umas das instrutoras da oficina, Aline Santos, comente que a atividade será um dos destaques da programação do Mês do Esporte. Ela reforça que essa será uma oficina de técnicas básicas e que para estar seguro de aplicar qualquer golpe é necessário o mínimo de três meses de treino. A instrutora ainda esclarece que o recomendado é não reagir a um assalto, a não ser em risco iminente de morte.

“A oficina é uma forma de ‘frear’ o crescente número de casos de violência contra a mulher, com o ensino de técnicas básicas de defesa pessoal e mostrar que não é uma questão de força, mas de jeito. Na defesa pessoal, vale tudo, pois é para salvar a sua vida, não é uma questão de tamanho ou idade, mas de técnica. Na oficina vamos passar as técnicas mais importantes, para uma mulher se defender em casos de ataque ou agressão. Mas o principal objetivo dentro da oficina é reforçar nosso compromisso nessa luta que é de todas nós pelo fim da violência contra a mulher e mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser”, destaca Aline.
 
Durante as aulas serão passadas técnicas de defesa como, por exemplo, o básico de artes marciais com foco na realidade de rua, bem como questões subjetivas da mulher em relação ao medo e à violência, que refletem em seu corpo. Além das técnicas físicas a oficina também reforça os princípios de conscientização, avaliações de riscos e estratégias verbais e psicológicas que uma mulher pode usar para estabelecer limites seguros com os outros, mesmo que o agressor seja alguém que ela conheça.

A oficina Defesa Pessoal para Mulheres tem promoção da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com o apoio da Fundação Eny, Konoha Team, Sparta Artes Marciais e Matéria Prima Suplementos.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Eduardo Sendtko/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial