Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

07/07/2021

Instalação da galeria pluvial e de esgoto do Calçadão chega ao último quadrante do passeio público


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Faltam cerca de 25 metros de estruturas a serem alocadas, mais intervenção da Corsan, para que esta etapa seja concluída

A obra do novo Calçadão Salvador Isaia, no centro de Santa Maria, chegou ao último quadrante para a instalação das galerias pluviais e de esgoto, no lado junto ao limite com a Rua Floriano Peixoto. A empresa De Marco, de Erechim, segue o serviço, conforme o cronograma, e começou a escavação de mais um trecho do local nesta quarta-feira (7). A estimativa é de que faltem aproximadamente 25 metros para concluir a alocação dessas estruturas. 

Contudo, as últimas oito galerias serão instaladas somente depois que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) fizer a ligação dos ramais de esgoto cloacal e pluvial à galeria central do local, que tem mais de mil conexões previstas. A galeria pluvial e de esgoto do Calçadão terá pontos de acesso para que as manutenções futuras possam ser feitas sem danificar o piso, já que essas entradas permitem que a equipe transite por toda a extensão da estrutura no subsolo, que vai de uma ponta a outra.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana, ressalta que a obra do Calçadão segue o planejamento, mesmo com alguns dias de chuva e muita umidade, que alaga o subsolo e impossibilita o trabalho. Ticiana lembra que o objetivo desse serviço é entregar um local bonito, funcional e agradável à população de Santa Maria.

“É uma obra complexa, que envolve a construção de galerias com o objetivo de ser uma ação estruturante e permanente. É uma intervenção que causa impacto grande na área e está sujeita às variações climáticas e condições de trabalho, principalmente em função do solo e de possíveis vazamentos ao longo do trecho. Pedimos que o pessoal tenha mais um pouco de paciência e compreensão, porque o resultado final vai valer a pena”, salienta Ticiana.

Além de concluir essa fase, a De Marco também vai realizar o serviço que compreende toda a parte visível do Calçadão, como calçamento, áreas de convivência, iluminação e outros equipamentos. 

A obra do novo Calçadão está orçada em R$ 2 milhões. Porém, por alteração feita no Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial, em 2018, os recursos não sairão diretamente dos cofres públicos.

A mudança no Plano Diretor permite o direcionamento de medidas compensatórias a empresas de grande porte que se instalam em Santa Maria. Assim, a Urbanes, de Santa Maria, e a De Marco, que farão empreendimentos imobiliários na cidade, realizam a obra do Calçadão como medida compensatória. A primeira etapa do serviço foi realizada pela Urbanes Empreendimentos, que alocou 60 metros de galerias pluviais e de esgoto.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial