Banner Descarte Legal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, através da Superintendência de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, é responsável pela coleta dos resíduos sólidos urbanos (RSU) do município de Santa Maria. As coletas são divididas da seguinte forma: Coleta Domiciliar, que é subdividida em Coleta Convencional (também chamada de Porta a Porta) e Coleta Conteinerizada, e Coleta Seletiva.

Coleta Domiciliar Convencional

A Coleta Domiciliar Convencional, também conhecida como Porta a Porta, atende a maior parte das regiões da cidade, bem como todos os distritos (área rural do município). Os resíduos, dispostos de maneira adequada em frente aos imóveis, são recolhidos em dias alternados pela empresa contratada e destinados diretamente ao aterro sanitário. Os bairros, os dias e os turnos de coleta (cronograma válido a partir de 25/04/2023) podem ser visualizados no link a seguir e no mapa abaixo.

Roteiro de Coleta Domiciliar | Bairros Roteiro de Coleta Domiciliar | Distritos

Coleta Domiciliar Conteinerizada

A Coleta Domiciliar Conteinerizada abrange a região central do Município. O sistema de contêineres com coleta lateral (o recolhimento dos resíduos é feito pela lateral do caminhão) oferece uma coleta 24h, permitindo ao contribuinte a disposição dos seus resíduos em qualquer momento. Esse sistema é mais eficiente em áreas onde a coleta se faz necessária devido ao volume elevado de resíduos gerados pela população. Os resíduos desses contêineres - são 600 contêineres conforme contrato - são coletados pela empresa contratada de forma diária ou alternada dependendo da demanda da região. A área que compreende a Coleta Conteinerizada, bem como a localização dos contêineres em uso, também pode ser visualizada no mapa abaixo.