Inicial > Educação > Notícias > Alegria marca o lançamento da 1ª...

Secretaria de Município da Educação

28/08/2014 29/08/2014 10h47m

Alegria marca o lançamento da 1ª Semana Municipal em Defesa dos Direitos das Pessoas


Um grupo animado e cheio de vida coloriu o ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizado no Bairro Santa Marta, em Santa Maria. Na tarde desta quinta-feira (28), música, dança, apresentações artísticas e muita descontração marcaram o lançamento da 1º Semana Municipal em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Instituições filantrópicas do município que oferecem assistência clínica e pedagógica para crianças e adultos com deficiência participaram do lançamento. Estiveram presentes alunos da Associação Colibri, Escola Antônio Francisco Lisboa, Associação Bem Viver e Mundo Novo Educação Especial.

Durante toda a tarde, crianças e adultos dançaram e confraternizaram junto com pais, familiares e profissionais da área da saúde. O evento contou com apresentação teatral de alunos do EMEI Luizinho De Grandi, apresentação musical da banda marcial do Colégio Manoel Ribas, Banda Yandê além de brincadeiras com a trupe de palhaços “Os bem faceiros”. O projeto “Leitura no Coração” também marcou presença, trabalhando contação e encenação de histórias com as crianças.

A secretária de Educação, Silvana Guerino, prestigiou o lançamento da 1º Semana Municipal em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a ser realizada de 8 a 12 de setembro. “O que vemos aqui é a Educação agregada a todo este movimento voltado às pessoas com deficiências. E a Semana marca um momento de reflexão, não só por parte das entidades assistenciais, quanto das escolas municipais e da sociedade como um todo”, explica. Silvana lembrou ainda que 1400 estudantes com algum tipo de deficiência estão matriculados na rede pública municipal. “Acreditamos que todas as pessoas têm direito a uma escola acolhedora e que respeite as diferenças”, concluiu.

O lançamento da semana municipal foi prestigiada ainda pelo presidente da APAE Santa Maria, Julio Brenner e Solange Capaverde, chefe de gabinete, representando a secretária de Saúde, Vânia Olivo. A programação da 1ª Semana Municipal em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência será divulgada nos próximos dias.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: João Alves

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial