Inicial > Educação > Notícias > Prefeito entrega medalhas a alunos de...

Secretaria de Município da Educação

28/11/2019 28/11/2019 16h45m

Prefeito entrega medalhas a alunos de duas escolas que se formaram no Proerd nesta quinta (28)


Cento e cinquenta estudantes das escolas Augusto Ruschi e Castelo Branco participaram da solenidade

O prefeito Jorge Pozzobom participou, na manhã desta quinta-feira (28), da formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de 150 alunos de duas escolas em Santa Maria. A solenidade ocorreu na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, que fica na Rua Dr. Paulo da Silva e Souza, no Bairro Juscelino Kubitschek, na Região Oeste de Santa Maria.

De acordo com o instrutor Wagner da Silva Ribeiro, formaram-se estudantes de quatro turmas da Escola Augusto Ruschi e de duas turmas da Escola Estadual de Ensino Médio Humberto de Alencar Castelo Branco, todas do 5º ano. As aulas começaram em abril e se estenderam até a metade de 2019.

Já o instrutor Cassiano Dreifke Toller explica que, na ocasião da solenidade de formatura, os alunos do Proerd firmam o compromisso de resistir às drogas e à violência.

“Esse esforço beneficia a comunidade onde esse estudante vive. Por consequência, com o tempo, também o Rio Grande do Sul e o Brasil. Essa é a importância do Proerd na formação das crianças e dos adolescentes”, disse Toller.

Seis alunos foram premiados com medalhas por redações que escreveram sobre o programa. São eles: Andriel Bitencout, Maria Clara Corrêa, Tainá Soares e Júlia Teixeira, da Augusto Ruschi; e Giovana Lima e Isabel do Nascimento, da Castelo Branco.

O prefeito Jorge Pozzobom afirmou aos alunos que é importante confiar na Brigada Militar (BM).

“Aproveitem a oportunidade que vocês estão tendo. Esses policiais, junto dos professores, estão mostrando qual é o caminho correto. Independentemente dos problemas que vocês encontrarem nas suas caminhadas, saibam que vocês têm neles um porto seguro”, disse o prefeito.

Já o subcomandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), o major Rois Jandirlei Flores Tavares, agradeceu pela confiança depositada na instituição pelas direções das escolas.

“Quando se faz o que gosta, não se cansa. Muito obrigado a vocês, Vagner e Cassiano. Esses camaradas são incansáveis. Vejam esses policiais militares como amigos. São eles que vão protegê-los”, afirmou o major Tavares.

O programa

O Proerd tem como objetivo munir jovens estudantes de informações e habilidades para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. Ele é ministrado por policiais militares voluntários, devidamente qualificados para a atividade. Suas aulas ensinam, de forma cativante, descontraída e lúdica, maneiras de resistir a pressões, por exemplo, para o consumo de drogas.

Ele está há 21 anos no Rio Grande do Sul, e desde o começo em Santa Maria. Em 2019, 52 escolas das redes pública e particular de ensino participaram do Proerd.

Qualquer instituição de ensino pode participar do Proerd, seja uma escola municipal, estadual ou particular. Mais informações pelo telefone (55) 3220-6400.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: João Vilnei (Mtb 17922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial