Inicial > Educação > Notícias > Prefeito Pozzobom e vice Cechin recebem...

Secretaria de Município da Educação

16/10/2019 16/10/2019 16h17m

Prefeito Pozzobom e vice Cechin recebem comitiva escolar de Santa Maria que estava em Portugal


Alunos e professoras passaram mais de 10 dias na Europa, onde apresentaram trabalhos científicos em uma das universidades mais prestigiadas e antigas do mundo

No dia 28 de setembro, quatro alunos da Rede Municipal de Ensino e seis professores embarcaram para a Europa para participar do Intercâmbio de Pesquisa Brasil/Portugal. Para dar boas-vindas ao grupo que retornou do Exterior no último sábado (12), o prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Sergio Cechin e a secretária de Educação, Lúcia Madruga, estiveram, na manhã desta quarta-feira (16), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Perpétuo Socorro.

Com muito entusiasmo, os alunos e as professoras contaram um pouco de suas experiências, ressaltando que, nas malas e nas memórias, trouxeram ainda mais conhecimento, cultura, educação, pesquisa, inovação e tudo que a universidade e as instituições de ensino de um dos países mais desenvolvidos do mundo puderam oferecer. Emocionados por contribuírem para que o intercâmbio se realizasse, o chefe do Executivo e o vice-prefeito não pouparam elogios ao grupo, agradecendo pela a comitiva ter levado o nome de Santa Maria para o mundo.

“Vocês não sabem o grau de felicidade que eu estou desde o dia em que vocês embarcaram para Portugal, pois sei que essa é uma oportunidade única, de uma importância fundamental para o crescimento de todos vocês”, emocionou-se o prefeito Pozzobom.

Santa Maria foi a primeira cidade do Brasil ligada à rede do Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco) a levar alunos do Ensino Básico para o intercâmbio, que foi organizado pela Coordenação Regional da PEA-Unesco-RS e Colégio Maria Auxiliadora, de Canoas.

 Em Portugal, os alunos e as professoras apresentaram artigos científicos, dos trabalhos produzidos nas escolas, na Universidade de Coimbra, uma das instituições mais prestigiadas e antigas do mundo. O grupo foi avaliado e recebeu certificação de uma banca da Association for World Innovation in Science and Health Education (Awishe), que os convidou para participar do intercâmbio. Em 2017, a Associação trouxe a Santa Maria o programa Infection Control Awareness Through Education (ICATE), durante o II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa.

Os estudantes Maria Luiza Guterres de Oliveira, Érika Guimarães, Diully Almeida e Pedro Mimich, todos da EMEF Perpétuo Socorro, eram só agradecimento e emoção. Todos citaram a oportunidade obtida e de como aproveitaram o intercâmbio para angariar mais conhecimentos e ampliar seus horizontes.

“Conseguimos aumentar nossa dimensão de mundo, de conhecimento, de oportunidades e de vida. Obrigado ao prefeito, ao vice, à secretária e aos nossos professores por nos proporcionarem essa oportunidade”, disse Diully.

Também participaram da recepção na manhã desta quarta, a professora Elhonara Diniz Ribeiro, da Secretaria de Município de Educação, a diretora da Perpétuo Socorro, Daniela Guterres de Oliveira, as professoras Luciane Schlottfeldt e Larissa Scholottfeldt, da EMEF Intendente Manoel Ribas, e a professora Rejane Freo Dias, diretora da Escola Nossa Senhora da Providência.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial