Inicial > Educação > Notícias > Prefeitura de Santa Maria discute Base...

Secretaria de Município da Educação

05/07/2019

Prefeitura de Santa Maria discute Base Nacional Curricular Comum com entidades do setor educacional


Secretaria Municipal de Educação receberá sugestões sobre o tema até agosto

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Educação, realizou, na manhã de sexta-feira (5), a  primeira reunião com entidades do setor educacional e representantes da Rede Municipal de Ensino para discussão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O próximo encontro será em 22 de julho, quando as entidades apresentarão suas sugestões sobre o tema. Ao fim do processo, em agosto, o Documento Orientador Municipal será encaminhado ao Conselho Municipal de Educação para análise.

Participaram também do encontro representantes da Universidade Franciscana (UFN), do Sindicato do Ensino Privado (SINEP), da 8ª  Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) e do Conselho Municipal de Educação.

Saiba Mais

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. O documento foi aprovado em 20 de dezembro de 2017.
Em dezembro de 2018, houve a aprovação do Referencial Curricular Gaúcho, o desdobramento estadual da BNCC. Após a contribuição de mais de 120 mil pessoas e a realização de diversas mobilizações ao longo de 2018, o Referencial Curricular Gaúcho foi homologado pelo Conselho Estadual de Educação (CEED) e pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). O documento, elaborado em regime de colaboração entre a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), será o norteador dos currículos das escolas gaúchas a partir de 2019. As mudanças valerão para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.


Texto: Yuri Medeiros-  SMEd
Edição: Erenice de Oliveira (Mtb: 9040)
Fotos: Divulgação
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial