Inicial > Educação > Notícias > Candidatos aos cursos profissionalizantes da Emai...

Secretaria de Município da Educação

06/03/2017 06/03/2017 17h06m

Candidatos aos cursos profissionalizantes da Emai realizam prova de seleção


A lista dos aprovados será divulgada na próxima quarta-feira (Foto: João Alves)

Cerca de 450 estudantes buscam oportunidade em um dos cinco cursos oferecidos. No total, são 146 vagas

 

Concentrados entre questões de múltipla escolha, dezenas de candidatos, a maioria adolescentes, realizavam a prova seletiva para ingresso no Curso de Aprendizagem Industrial 2017. O certame foi realizado no auditório da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (Emai) e também nas salas de aula da instituição, nesta segunda-feira (06).

De acordo com a diretora da Emai, Cleone Charão Martins, 450 candidatos inscritos realizaram as provas, disputando uma das 146 vagas oferecidas. No período da manhã os candidatos prestaram provas para os cursos de Desenho Industrial (25 vagas), Eletrometalmecânica (36 vagas), Aperfeiçoamento em Eletricidade (12 vagas) e Aperfeiçoamento em Mecânica (12 vagas). Já no turno da tarde, fizeram prova os candidatos dos cursos de Desenho Industrial (25 vagas) e Eletrometalmecânica (36 vagas).

Para concorrer às vagas, o candidato deveria estar matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, o 7º ano do Ensino Fundamental (6ª série) ou etapa equivalente da EJA em escola da rede pública de Educação Básica.

 

EXPECTATIVA DE INSERÇÃO NO MERCADO DO TRABALHO
Sentada no saguão, a copeira Graciele de Oliveira Mello, 35 anos, era apenas uma das muitas mães ansiosas que aguardavam pelo filho. Aos 15 anos, o adolescente Tauan de Oliveira Ledesma prestava o exame de admissão para o curso de Eletrometalmecânica. “Um vizinho nosso estudou aqui. O Tauan sempre disse que queria estudar no Emai, mas não tinha a idade mínima exigida. Agora ele tá fazendo a prova e eu tô nervosa, mal consegui trabalhar essa noite”, relata Graciele, que trabalha em um pronto socorro.

O jovem, aluno da Escola Municipal Oscar Grau, vê o curso como uma oportunidade de colocação no mercado de trabalho. “Ele quer trabalhar e ter o dinheiro dele. Decidi apoiar”, comenta a mãe.

Tauan e os demais inscritos devem conhecer o resultado no próximo dia 08 de março, às 14h, quando será divulgado o listão dos aprovados na seleção da Emai. A lista estará disponível no site da Prefeitura e no saguão da escola. As matrículas acontecem nos dias 09 e 10 de março, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h15. Para mais informações, o telefone de contato é 55 3222 7568.

 

Documentos exigidos para a matrícula*:
- Atestado de matrícula e frequência da escola regular.
- Carteira de Identidade (cópia e original).
- CPF (cópia e original).
- Para os alunos menores de idade: Carteira de identidade do Responsável Legal (cópia e original).
- Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia e original).
- Comprovante de endereço (cópia e original).
- 02 fotos 3x4.

 

* Para os candidatos classificados e menores de idade, a matrícula deverá ser realizada por seu responsável legal.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial