Inicial > Educação > Notícias > Programa Educacional de Resistência às Drogas...

Secretaria de Município da Educação

07/12/2016 07/12/2016 15h06m

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência encerra atividade em 2016 com formatura


Formatura PROERD

Reunindo 29 escolas, 1200 alunos, num trabalho conjunto entre Brigada Militar, escola e famílias, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) encerrou na tarde desta terça-feira (6) o trabalho realizado em 2016, com a cerimônia de formatura dos alunos. O momento foi especialmente voltado à entrega da premiação das melhores redações produzidas pelos estudantes.

O Programa trabalha com escolas públicas e particulares, sendo que a maioria delas é da Rede Municipal de Ensino (RME). São elas, EMEFs Alfredo Winderlich, Chácara das Flores, Irmão Quintino, Antônio Gonçalves do Amaral, Miguel Beltrame, Diácono João Luiz Pozzobon, Fontoura Ilha, Aracy Barreto Sacchis, Oscar Grau, Padre Nóbrega, Vicente Farencena, Padre Gabriel Bolzan, Profª Maria de Lourdes Bandeira Medina, São João Batista, Santa Helena, Duque de Caxias, Lívia Menna Barreto, Profª Rejane Garcia Gervini e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O Proerd funciona em Santa Maria há 16 anos, realizando atividades com alunos da Educação Infantil, alunos de 6º e 7º e com os pais destes. Os policiais da Brigada Militar vão até as escolas e trabalham dez lições com os estudantes, que dependendo da faixa etária, podem variar desde cuidados com o trânsito, questões de bulling, até temáticas como os efeitos das drogas no organismo, as consequências do uso, segurança pessoal. Já a atividade realizada com os pais acontece em cinco lições, sobre como lidar com filhos adolescentes, a importância de abraçar e entender seus filhos.

“Geralmente a criança tem a visão de que o policial só aplica a lei, mas existe também o lado do policial que educa, porque para nós a prevenção é interessante, afinal quanto menos gente envolvida com o crime e com as drogas, muito melhor é para a sociedade e para o nosso serviço”, afirma o coordenador do Núcleo de Projetos Sociais, Cristian Richard Dalasta Caetano.

Após as dez lições, os alunos produzem uma redação sobre aquilo que aprenderam nas aulas. Estes textos concorreram à premiação em três categorias: melhor redação por turma, melhor redação por escola e melhor redação geral, que foi dividida em feminino e masculino. Os vencedores dessa categoria foram a aluna Julia Haensel Machado Benaiter, do 5º ano, da EMEF Duque de Caxias e o aluno Isaac Silva dos Santos, do 5º ano, da EMEF Vicente Farencena.

A secretária de Educação, Silvana Guerino e coordenadora dos convênios da Smed, Terezinha Venturini participaram da atividade entregando as premiações aos alunos. A abertura do evento contou com a apresentação do Coral Illumina, da EMEF Duque de Caxias. Além disso, a Banda das Esfas também marcou presença na cerimônia.

Texto e fotos: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial