Inicial > Educação > Notícias > Professoras de Artes do município debatem...

Secretaria de Município da Educação

29/06/2016 29/06/2016 11h03m

Professoras de Artes do município debatem a importância do diário de aula, com palestrante da UFSM


Professoras de Artes do município debatem a importância do diário de aula, com professora da UFSM

As professoras de artes do município se reuniram, no auditório da Prefeitura de Santa Maria, para debater a importância de registros escritos e visuais sobre a formação docente. A atividade, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (27), contou com a mediação da professora do Centro de Educação da UFSM, Marilda Oliveira.

Estes registros são chamados de diários de aula. “Diário, enquanto um instrumento que nos serve para pensar sobre a docência e estabelecer uma postura investigativa com a nossa prática de sala de aula”, explica Marilda. A professora trouxe aos participantes alguns autores de referência sobre o tema, como Porlán & Martín e Miguel Zabalza.

De acordo com Marilda, a prática de documentação de aulas mais utilizada atualmente é a que trabalha com memória curta e involuntária, que é acionada por sensações, cheiros e palavras. A construção do diário de leitura deve promover alguns questionamentos nos docentes. “É preciso avaliar, quando o aluno aparece no relato, qual a percepção do professor sobre a experiência de seus educandos. Também como o docente avalia sua prática, como sua fala aparece no registro”, complementa a mediadora.

 

Texto e fotos: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello
Supervisão: Jornalista Vera Jacqu

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial