Inicial > Educação > Notícias > Praça Educativa: vitrine para valorizar iniciativas...

Secretaria de Município da Educação

20/07/2015 20/07/2015 10h02m

Praça Educativa: vitrine para valorizar iniciativas pedagógicas e comunitárias na rede municipal


A Secretaria de Educação – Smed escolheu a Praça Saldanha Marinho para realizar o evento Praça Educativa e assim dar vitrine às atividades pedagógicas, comunitárias e sociais, além de educacionais, no sábado (18), durante toda a tarde. Com a presença de um grande público e com a presença do prefeito Cezar Schirmer a secretária Silvana Guerino liderou sua numerosa e qualitativa equipe para as diversas ações junto com as parcerias que ocuparam todo o espaço da praça.

“Foi uma grande tarde, é preciso agradecer o entusiasmo de quem é capaz de construir um evento desse porte, com muitas participações e só conseguimos graças a esse espírito coletivo que mobiliza os educadores conscientes da sua missão de encaminhar para a cidadania”, disse a secretária Silvana Guerino.

O chefe do Executivo, que esteve acompanhado de sua neta Helena, ao colo, fez questão de mostrar sua alegria com a iniciativa bem sucedida: “assisti a várias manifestações que perfazem demonstrações de cidadania, de envolvimento dos estudantes com cenários de realidade sadia, de estímulo a práticas e habilidades educacionais que torna a escola atrativa e agradável para a convivência fraterna e assim alcançar os objetivos da formação básica da criança e do adolescente”, comentou.

O grande destaque foi a segunda edição do Torneio de Xadrez, que dá título sugestivo ao “Malhando o Cérebro”, uma ação do Projeto Leitura no Coração (Smed), com parceria do Centro de Xadrez de Santa Maria. A primeira edição do Malhando o Cérebro foi realizado em abril, também na Praça Saldanha Marinho, com a participação de 60 crianças. Nesta edição, participaram cerca de 90 estudantes.

Outras atrações, como apresentações artísticas de escolas da Rede Municipal de Ensino (RME), exposição de trabalhos produzidos pelos alunos e espaço para atividades lúdicas e educativas também ganharam a atenção do público. Destaque também para o projeto Rádio Escola, da Emef São Carlos, produzindo entrevistas conduzidas pelos alunos. 

Por outro lado, como diversão, as crianças encontraram no local o espaço Leitura do Coração, com a participação da Casa do Poeta, e tiveram acesso a brinquedos infláveis, cama elástica e piscina de bolinhas.
Os programas da ‘Educação Fiscal’, ‘Educação Ambiental’, ‘Educa Trânsito’ e projeto 'Construindo Redes Humanas por uma Cultura de Paz', participaram com espaços voltados à conscientização e preparação para o exercício da cidadania.

Por sua vez, o COMEN participou com o Programa "CURTO A VIDA, NÃO CURTO ÁLCOOL" e a Banda da Brigada Militar encheu o ambiente com sua sonoridade orquestrada, valorizada pelo brilho do sol. A escola São Carlos também trouxe a sua Banda para ilustrar a tarde. 

A realização da Praça Educativa foi da Secretaria de Município da Educação, com apoio das secretarias de Esporte e Lazer (Smel), de Turismo, de Cultura, de Mobilidade Urbana, de Comunicação e Programação Institucional, Centro de Xadrez de Santa Maria, Educa Trânsito e Educação Fiscal. 

 

André Campos (MTb. 10.790)
Fotos: facebook.com/silvana.guerino

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial