Inicial > Educação > Notícias > Programa de Educação Fiscal oferece oficinas...

Secretaria de Município da Educação

22/04/2015 22/04/2015 17h08m

Programa de Educação Fiscal oferece oficinas pedagógicas aos professores da Rede Pública


Foto: Divulgação/PMEF

A Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), está dando continuidade, nesta quarta-feira (22), às Oficinas Pedagógicas de Educação Fiscal voltadas aos professores da Rede Municipal de Ensino. A atividade, que também conta com palestras, é uma parceria do PMEF com a coordenação Pedagógica da Secretaria de Município da Educação (Smed) e da 8ª Coordenadoria Regional da Educação (8ª CRE) e acontecerá também, nesta quinta (23), na segunda (27) e no dia 30 de abril, às 8h30 e às 14h.

As oficinas desta quarta, pela manhã e à tarde, são voltadas aos professores de Educação Física e Ciências. A palestra foi proferida pela química industrial Luciana Silveira, que é servidora da Secretaria de Município de Meio Ambiente, com o tema “Água e Sustentabilidade”. A atividade é direcionada aos professores de Educação Física e Ciências. Na quinta (23), a atividade é dirigida aos professores de História e Geografia e terá como palestrante o auditor fiscal da Receita Federal, Carlos Luciano Sant`Anna, com o tema “Cidadania em Construção”. O local das oficinas é o Auditório do Centro Administrativo Municipal. Os professores que tiverem interesse em participar das oficinas deve confirmar presença pelo e-mail educacaofiscal@gmail.com ou pelo fone: 39217073.  (confira a programação abaixo)

Em sua palestra sobre ''Água e sustentabilidade”,  a professora Luciana Silveira ressaltou que a sustentabilidade é algo que pode ser empregado a diversos tipos de recursos do meio ambiente. “Ela visa o melhor e o mais racional uso dos recursos para a manutenção das necessidades presentes e das gerações futuras”, explica a professora. No que tange a sustentabilidade dos recursos hídricos, isso se traduz não só na economia e preservação destes recursos, mas no uso racional e sujeito a profundos estudos científicos nos setores de maior utilização deste recurso natural,  que são o agropecuário, com cerca de 70% do uso mundial; o industrial, com cerca de 20% do uso mundial e ainda, com representação menor, o doméstico com cerca de 10%. 

De acordo com a coordenação do PMEF, o objetivo da programação é motivar a participação efetiva das escolas em desenvolver os temas relacionados à Educação Fiscal dentro da sala de aula. O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF ) é desenvolvido, desde 2002, por meio das secretarias de município da Educação e de Finanças.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria. A missão do programa, segundo a coordenadora Rosaura Vargas, é conscientizar a sociedade, através da escola, sobre a função socioeconômica do tributo. “Buscando o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da administração pública, tendo em vista o benefício de toda a população", explica Rosaura.

Confira a programação (dias, horários e professores)

22 de abril – 8h30 e 14h – Professores de Educação Física e Ciências

23 de abril – 8h30 e 14h – Professores de História e Geografia

27 de abril –  8h30 e 14h – Professores de Cinema e Artes

30 de abril – 8h30 e 14h - Supervisores escolares

 

*Confirmar o nome dos professores que irão participar das oficinas pelo e-mail educacaofiscal@gmail.com ou pelo fone: 39217073.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: PMEF/Divulgação

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial