Inicial > Educação > Notícias > Santa Maria foi palco do Fórum...

Secretaria de Município da Educação

24/03/2015 24/03/2015 16h32m

Santa Maria foi palco do Fórum Permanente de Educação Ambiental, na noite desta segunda-feira


Na noite desta segunda-feira (23) aconteceu o Fórum Permanente de Educação Ambiental, uma parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com a Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed). A atividade foi por conta do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.  O engenheiro agrônomo e professor Afrânio Almir Righes ministrou a palestra com o tema “Uso e Conservação do Recurso Água”. O evento, que aconteceu no Salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, contou com um público de, aproximadamente, 70 pessoas.

 Segundo o professor Afrânio, a infiltração de água no solo é a chave da sustentabilidade dos recursos hídricos. "O futuro do planeta está em nossas mãos, nossa missão é fazer a água infiltrar ou armazenar onde ela cai”, ressalta o professor.

No evento, foram apresentados resultados de um trabalho realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenente João Pedro Menna Barreto, pelo engenheiro agrônomo, em 2008, onde os dados confirmaram a possibilidade de reter a água no solo. No experimento, foram instaladas quatro parcelas com diferentes tipos de cobertura: paralelepípedo, asfalto, gramado e pavimento permeável, nas quais o escoamento superficial da água da chuva foi avaliado. Os registros apontaram que o volume máximo escoado superficialmente ocorreu no tratamento com asfalto, seguido do paralelepípedo. Na parcela com gramado o escoamento foi, praticamente, nulo e no tratamento com pavimento permeável foi, de fato, nulo.

O trabalho foi um dos exemplos de estratégias para melhorar a infiltração de água no solo, evitando que ela se perca, escorrendo superficialmente, causando enchentes, inundações, perda de solo e assoreamento de rios. “As tecnologias existem, precisamos divulgar, e fazer as melhores escolhas no dia a dia, desde o âmbito individual ao coletivo, nisso incluímos as políticas públicas que valorizem as construções sustentáveis”, conclui o professor Afrânio Almir Righes.

A pesquisa completa, realizada na Emef Tenente João Pedro Menna Barreto, pode ser acessada pelo link http://bit.ly/1FTDeiw

 

Texto: Acad. de Jorn. Franciele Varaschini
Colaboração: Vera Simon
Edição: Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: Vera Simon

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial