Inicial > Saúde > Notícias > Unidade de Dispensação de Medicamentos antirretrovirais...

Secretaria de Município da Saúde

01/07/2020

Unidade de Dispensação de Medicamentos antirretrovirais é inaugurada na Casa 13 de Maio


Usuários poderão retirar os medicamentos no espaço recém-inaugurado, facilitando o acesso aos remédios

Após mais de uma década de espera dos usuários, além do trabalho e do comprometimento dos servidores da Saúde e do empenho e da determinação do prefeito Jorge Pozzobom e do secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, foi inaugurada, na manhã desta quarta-feira (1º), a Unidade de Dispensação de Medicamentos (UDM) junto à Casa 13 de Maio. A partir de agora, as pessoas que necessitem retirar seus antirretrovirais poderão fazê-lo no espaço. Anteriormente, somente o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) fazia a dispensação desses medicamentos.

O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h e é destinado, somente, aos munícipes de Santa Maria. Além da dispensa de medicamentos para usuários em tratamento, a UDM oferece assistência farmacêutica e aconselhamento.

“Toda conquista merece ser celebrada, ainda mais este espaço, que é uma demanda antiga dos servidores e dos usuários. Só temos a agradecer pela dedicação de todos que construíram junto conosco esta unidade”, destacou o chefe do Executivo.

“A UDM proporcionará maior facilidade no acesso aos medicamentos e será fundamental para o tratamento de pacientes. Além de ser uma luta muito antiga, é uma conquista muito grande e muito necessária”, complementou o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

Também participaram da solenidade de inauguração da UDM, a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, a coordenadora da Casa 13 de Maio, Júlia Bresolin, a responsável pela Política Municipal HIV/Aids, ISTs e hepatites virais, Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, além da equipe da Casa 13 de Maio, composta por médicos, assistentes sociais, técnicos, enfermeiros, farmacêuticos, residentes e acadêmicos.

INFORMAÇÕES                       

Para mais informações, a UDM disponibiliza o número (55) 3921-7291 para que as pessoas possam entrar em contato e receber orientações acerca do funcionamento do espaço.

A Unidade de Dispensação de Medicamentos está localizada na Rua Riachuelo, nº 364 (esquina com a Rua Pinheiro Machado), Centro, anexo à Casa 13 de Maio, que é um Serviço de Assistência Especializada (SAE) e um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) com foco na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e Hepatites Virais (B e C).

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Ariéli Ziegler/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial