Inicial > Saúde > Notícias > Casa de Saúde e UPA são...

Secretaria de Município da Saúde

25/06/2020

Casa de Saúde e UPA são contempladas com três respiradores para pacientes com coronavírus


Equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde e distribuídos pelo governo do Estado para as instituições públicas de Santa Maria

O Hospital Casa de Saúde e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h receberam dois respiradores de leito e um de transporte para serem utilizados nos atendimentos de pacientes diagnosticados com Covid-19. Os equipamentos, recebidos nesta quarta-feira (24), foram enviados pelo Ministério da Saúde e distribuídos pelo governo do Estado. Um dos respiradores de leito e o de transporte serão destinados à UPA, e o outro, à unidade de isolamento da Casa de Saúde.

A UPA é a unidade de referência em Santa Maria para atendimento primário de casos suspeitos do novo coronavírus. Já a Casa de Saúde conta com uma ala preparada para isolamento de pacientes. Ambas atendem casos de média e baixa complexidade. Quando o estado é de grave a gravíssimo, o paciente precisa ser transferido para uma instituição que possua leitos de UTI.

Com a chegada dos respiradores, pacientes internados que alterem para estado grave ou que chegarem necessitando de atendimento mais complexo poderão ficar mantidos nas unidades enquanto aguardam leito. Já o respirador de transporte será utilizado na transferência do paciente quando for necessário. Os equipamentos fazem parte de uma solicitação do senador Luis Carlos Heinze e do Governo do Estado com prioridade para os municípios com maior incidência de Covid-19.

A Casa de Saúde e a UPA, instituições públicas de saúde, fazem parte de um grupo de 17 hospitais do Rio Grande do Sul que estão recebendo 61 respiradores. Os equipamentos integram um lote de cem unidades. Ao todo, o Estado recebeu 35 respiradores para utilização durante transporte de pacientes e 65 para instalação em UTIs. Os equipamentos contemplarão 38 hospitais. A iniciativa é um reforço e suporte à rede hospitalar do Rio Grande do Sul no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Superintendência de Comunicação e Tempórea Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial