Inicial > Saúde > Notícias > Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde...

Secretaria de Município da Saúde

10/06/2020 10/06/2020 19h52m

Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica participa de encontro virtual


Atividade teve apoio do Programa de Residência Multiprofissional Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

O 1º Encontro virtual de equipes de Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) do Rio Grande do Sul foi realizado no último dia 5. O encontro teve como objetivo a troca de experiências entre as equipes e a discussão a respeito da Portaria 2.979/2019, que institui o Programa Previne Brasil.

O encontro foi organizado e coordenado pelo NASF-AB Santa Maria, com apoio do Programa de Residência Multiprofissional Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Contou com a participação de 65 profissionais de diversas equipes de Nasf-AB do Estado, além do Paraná, de Santa Catarina, do Rio de Janeiro e do Mato Grosso, bem como profissionais de outros segmentos, como de Coordenadorias Regionais de Saúde.

A finalidade foi socializar as vivências das equipes de Nasf-AB e oportunizar um espaço de trocas e diálogo entre os profissionais, tendo como ponto de partida a discussão dos impactos nos processos de trabalho das equipes do Núcleo a partir do novo modelo de financiamento do Programa Previne Brasil. Entre as pautas discutidas, estavam o financiamento, a continuidade das equipes, o cadastro das equipes no CNES, o registro da produção no Sistema de Informação do SUS e as atividades realizadas pelas equipes.

Participaram do evento virtual os profissionais de equipes de NASF-AB dos municípios de Estação, Campinas do Sul, Cacequi, Esteio, São Gabriel, Gramado Xavier, Butiá, Brochier, Alvorada, Vista Alegre, Fazenda Vila Nova, Osório, Santo Ângelo, Caxias do Sul, Catuípe, Charqueadas e Paraíso do Sul. Também estavam presentes representantes da Escola de Saúde Pública de Porto Alegre e representantes da 2ª CRS, da 12ª CRS, da 18ª CRS e da 19ª CRS juntamente com representante da Coordenação Estadual AB/SES/RS, da Coordenação PRMI/UFSM, de Tutoras do Curso Apoio Matricial na Atenção Básica com Ênfase no NASF da FIOCRUZ, e de representante do CREFITO 5 no Conselho Municipal de Saúde em Porto Alegre. Alguns municípios de fora do Estado também participaram do evento. São eles: Monte Verde (MT), Pacomé (MT), Garopaba (SC), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ) e Paraná.

Ao final do encontro, ficou pactuada a escrita de um texto que será direcionado ao Ministério da Saúde solicitando a elaboração de um documento orientador em relação ao processo de trabalho das equipes de Nasf-AB.

Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial