Inicial > Saúde > Notícias > Vacinação contra o sarampo é reforçada...

Secretaria de Município da Saúde

30/11/2019 30/11/2019 14h47m

Vacinação contra o sarampo é reforçada nos postos com o Dia D neste sábado (30)


Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) atenderão nas suas salas de vacina até as 17h

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santa Maria abriram as portas  na manhã deste sábado (30) para receber a população que busca colocar em dia a vacina contra o sarampo. Até as 17h, ocorre o Dia D de vacinação contra o sarampo em todas as Salas de Vacina das UBSs, com exceção das unidades onde as salas passam por reforma ou estão desativadas no momento, como a Rubem Noal (No Bairro Tancredo Neves) e a Joy Betts (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro).

Na UBS Vila Kennedy, que fica no Bairro Salgado Filho, na Região Norte da cidade, a procura, pela manhã, estava abaixo do esperado. O prefeito Jorge Pozzobom visitou o local e foi recebido por médicos e enfermeiros. Ele aproveitou para conversar com os servidores e ouvir suas demandas.

Havia movimentação de pacientes semelhante a da UBS Vila Kennedy na UBS Floriano Rocha, que fica no Bairro Juscelino Kubitschek, na Região Oeste da cidade. Totalmente reformado e inaugurado ao final de 2018, o posto de saúde também aplicará a dose até as 17h. No local, o prefeito conversou com os servidores e pacientes, buscando saber se o novo local estava atendendo às necessidades de todos.

Para vacinar

O público priorizado para receber a vacina é o jovem, com idades de 20 a 29 anos. Na última semana, a Prefeitura montou pontos de vacinação em instituições de ensino superior porque havia baixa adesão.

Esse público foi priorizado porque está entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019. Em crianças menores de 5 anos, os registros de internações são em maior número e apresentam alto risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

No entanto, os pais de crianças de 6 meses a menores de 5 anos também podem levar os pequenos em qualquer unidade para a verificação da caderneta. Esse foi o público-alvo da primeira etapa da campanha. Caso a criança ainda não tenha se imunizado, receberá a dose.

Dia D

Sábado (30), das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs (confira os locais clicando aqui).

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial