Inicial > Saúde > Notícias > NEPeS contabiliza, em 2017, mais de...

Secretaria de Município da Saúde

01/03/2018 11/01/2023 15h35m

NEPeS contabiliza, em 2017, mais de 3,8 mil estágios realizados na Rede Básica de Saúde do Município


NEPeS está localizado na Avenida Fernando Ferrari (Foto: João Alves)

Núcleo de Educação Permanente em Saúde é estruturado em quatro eixos, que incluem, entre outros, a integração Ensino-Serviço e a qualificação profissional

 

Qualificar o serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Maria é um compromisso ao qual a Administração Municipal tem dedicado total atenção. Melhorias em unidades de Saúde, cursos e atividades de formação estão entre as ações realizadas. Nesse sentido, um setor específico da Prefeitura Municipal tem atuado justamente na realização de atividades com esse intuito. É o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPeS), criado em 2007 e que é vinculado à Secretaria de Município da Saúde.

O NEPeS desenvolve atividades a partir de quatro eixos estruturantes: a integração Ensino-Serviço; a qualificação profissional; a participação social; e a promoção de saúde do trabalhador. Em 2017, o setor encerrou com números positivos: foram 3.825 estágios realizados na Rede Básica de Saúde do Município, aproximadamente 3 mil alunos inseridos e cerca de 28 qualificações profissionais desenvolvidas (veja, abaixo, como são desenvolvidos cada um dos eixos).

Conforme o coordenador do NEPeS, Fábio Mello, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde tem, hoje, acordo de cooperação com diferentes instituições de ensino, entre elas, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Centro Universitário Franciscano (Unifra), a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) e a Universidade do Pampa (Unipampa), entre outras. Assim, estudantes dos diferentes cursos da área da Saúde atuam nas Unidades de Saúde do Município.

“O aluno e a instituição representam uma força de trabalho para as Unidades de Saúde, já que o estudante chega com uma carga de conteúdo que é compartilhada com o servidor. Com essa troca de saberes, fortalecemos o profissional e o serviço oferecido”, ressalta.

Hoje, o NEPeS conta com um enfermeiro, um técnico administrativo e uma serviços gerais, ambos servidores, além de duas acadêmicas de Enfermagem da Unifra, uma acadêmica de Enfermagem da Fisma e duas residentes multiprofissionais da UFSM.

“A grande mudança que o sistema público de Saúde precisa está embasada na construção de processos de Educação Permanente, que é o viés do NEPeS. Por meio desses processos, é possível construir a melhoria no cuidado com o usuário, atendendo as suas necessidades. Além disso, é através das ações desenvolvidas pelo Núcleo que contribuímos na formação dos acadêmicos que estão na rede, construindo um SUS mais equalitário, e investimos também nos servidores, por meio de treinamentos e vivências”, enfatizou a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte.

A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO

Todos os estágios curriculares realizados nas Unidades de Saúde são regulados pelo NEPeS, que é responsável por orientar a atuação e verificar em quais locais o estudante irá atuar, a carga horária, o docente responsável, entre outras atividades. O tempo de duração dos estágios varia de acordo com o currículo de cada curso e nenhum é remunerado. O estágio é regulado por meio de um terno de compromisso e abrange as mais diversas áreas: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, entre outros.

“Hoje observamos um aumento nos estágios, muito em função da mudança no currículo das instituições de Ensino Superior, que tem incentivado a prática profissional dos estudantes já no início da graduação. Isso é muito importante, pois, quanto mais inserido o aluno estiver na prática, mais ele conseguirá absorver a teoria, melhorando o serviço”, ressaltou a responsável pelo eixo da integração ensino-serviço no NEPeS, Flávia Gepiak.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Outro eixo de atuação do NEPeS envolve diretamente os servidores de Saúde do Município. Isso porque o Núcleo, de maneira integrada com as Políticas de Saúde, realiza qualificações profissionais para o quadro de pessoal. Cursos, palestras e oficinas são realizados constantemente. Em 2015, depois de uma pesquisa diretamente com os servidores, o NEPeS levantou as demandas por capacitações do quadro funcional.

Assim, até o ano passado, todas as atividades promovidas pelo núcleo (como as voltadas para Urgência e Emergência, atuações dos Agentes Comunitários de Saúde, entre outras) tiveram o objetivo de sanar as demandas levantadas pelos servidores. Para este ano, uma nova pesquisa está prevista para acolher o que os servidores gostariam de receber.

“Para a Rede de Saúde de Santa Maria é muito importante para qualificar a atenção à Saúde do usuário, pois, quanto mais capacitados os servidores estiverem, melhores serão os resultados entregues à comunidade”, explicou Mello.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Além das atividades de capacitação realizadas pelo Núcleo, o NEPeS também criou, ao longo de 2017, grupos de trabalho que atuaram nas conferências de Saúde do Município. Em conjunto com o Conselho de Saúde, a atuação nos eventos é importante para o contato com a comunidade, com o objetivo de conhecer as necessidades dos usuários

PROMOÇÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR

O quarto eixo de atuação do NEPeS também está relacionado com o quadro funcional da Prefeitura. Isso porque o Núcleo desenvolve, ao menos uma vez por mês, oficinas voltadas à promoção de Saúde do trabalhador. O objetivo é realiar atividades lúdicas e de reflexão, qualificando a Saúde dos servidores. As ações são planejadas e desenvolvidas por residentes multiprofissionais da UFSM durante a atuação no NEPeS. Um dos exemplos é o “Cine NEPeS”, em que são exibidas sessões de filmes que mostram atuações do serviço de Saúde. A próxima sessão será realizada no dia 16 de março, às 13h30min, e o tema é Unidade Básica de Saúde.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial