Inicial > Saúde > Notícias > Jogos, cinema e diversão: colônia de...

Secretaria de Município da Saúde

22/01/2018 22/01/2018 16h41m

Jogos, cinema e diversão: colônia de férias da ESF Lídia segue até a sexta-feira em Santa Maria


Ações são realizadas entre às 13h e às 17h e são orientadas pelos profissionais da ESF Lídia (Foto: Deise Fachin)

Atividades são voltadas para crianças já inscritas, com idade entre oito e 12 anos, e são realizadas no Centro de Atividades do Sesi

 

Desde esta segunda-feira (22), as tardes das crianças que residem nas vilas Arco-Íris, Lídia e Renascença, e que são atendidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) Lídia, serão de muita diversão, jogos, oficinas e até cinema. É que a equipe da ESF Lídia promove, até a próxima sexta-feira (26), uma colônia de férias para os pequenos. Ao todo, foram ofertadas 25 vagas, para crianças com idade entre oito e 12 anos.

As atividades iniciaram nesta segunda-feira e são realizadas na área externa do Centro de Atividades do Sesi em Santa Maria, localizado na Avenida Maestro Roberto Barbosa Ribas, 424. Nem mesmo a chuva registrada nesta manhã e no início da tarde afastou as crianças. As ações são realizadas entre às 13h e às 17h e são orientadas pela educadora física residente da ESF Lídia, Dezirrê Ziembovicz Vieira, e por outros profissionais da Unidade de Saúde, que se revezam para manter o atendimento também no posto.

Para manter a ordem da criançada foi criado, inclusive, um sistema de advertência, com direito a cartão amarelo e vermelho: se houver brigas, muita agitação ou desobediência, os inscritos correm o risco de ter de abandonar a colônia de férias mais cedo. Nesta segunda-feira, cerca de 21 meninos e meninas compareceram ao Sesi para participar do primeiro dia de ações. Uma dinâmica de roda, uma brincadeira de mímica e um jogo da velha, em que as próprias crianças eram as peças, foram algumas das atividades realizadas.

“Um dos objetivos da ESF é criar esse vínculo com a comunidade, conhecer a história das famílias, ter esse envolvimento. Criamos essa colônia de férias com a intenção de não deixar essas crianças em casa ou mesmo na rua durante as férias. Queremos oferecer oportunidades diferentes para eles brincarem, conhecer uma cultura esportiva diferente, algo que, muitas vezes, eles não têm acesso”, explica Dezirrê.

Essa é a sétima edição da colônia de férias, que é realizada duas vezes ao ano – nos períodos das férias escolares. Ao longo desta semana, estão previstas atividades que desenvolvem, entre outras habilidades, a comunicação, a interação, o raciocínio e a estratégia. Na quarta-feira (24), a atividade será externa e as crianças serão levadas ao cinema do Royal Plaza Shopping, onde assistirão ao filme “O Touro Ferdinando”. Nenhuma das atividades têm custos para os pequenos. Já para a sexta-feira, os inscritos foram divididos em três grupos e terão que criar um gibi baseado no tema do seu grupo: meio ambiente, esporte e dengue.

Os irmãos Wellynton, Kiara e Diandra Ferreira Geraldo, respectivamente com 10, 08 e 12 anos, são alguns dos participantes da colônia de férias desse ano. Essa é a segunda vez que eles participam e não escondiam a euforia por poder realizar as atividades. Jogar bola e participar dos jogos em grupo são algumas das atividades preferidas dos três irmãos.

“A gente vem porque é muito legal e diferente. Se não tivesse aqui, a gente estaria em casa, deitado vendo televisão. Então é melhor vir, porque aqui a gente se diverte”, contou Wellynton

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial