Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura dá mais um passo para...

Secretaria de Município da Saúde

28/12/2017 28/12/2017 12h09m

Prefeitura dá mais um passo para transformar o PA do Patronato em UPA ampliada no Município


Pronto Atendimento do Patronato já está passando por reformas, que atendem aos modelos arquitetônicos de uma UPA (Foto: João Vilnei)

Equipe responsável pela organização dos processos trabalha no levantamento de documentos para encaminhar ao Ministério da Saúde para análise e aprovação

 

A Prefeitura de Santa Maria deu mais um passo importante no que diz respeito a investimentos na área da Saúde na cidade. Isso porque o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, autorizou o Município a transformar o Pronto Atendimento (PA) Flávio Miguel Schneider, o PA do Patronato, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Ampliada tipo II. Consequentemente, fica autorizada também a transformação da UPA III, que funciona junto à Casa de Saúde, em UPA Regional. A autorização foi divulgada no Diário Oficial do Rio Grande do Sul, após parecer técnico da Coordenação da Urgência e Emergência do Estado.

“Desde o início do nosso Governo estamos trabalhando para melhorar e resolver os problemas da área da Saúde em Santa Maria. Estamos buscando a transformação do PA do Patronato em UPA, sempre com planejamento e responsabilidade, porque queremos cuidar das pessoas e oferecer um atendimento efetivo e de qualidade”, ressaltou o prefeito Pozzobom.

Conforme a coordenadora de Urgência e Emergência do Município, Sandra Hertz, após a autorização estadual, a equipe responsável pelo processo na Secretaria de Saúde do Município está trabalhando, no momento, na organização e levantamento de documentos necessários para a habilitação, tanto em nível local, quanto estadual, por meio da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). Segundo Sandra, entre os dados estão a assinatura de compromissos formais de, por exemplo, manter equipe de profissionais (com presença médica, de enfermagem e apoio administrativo) em atuação na nova UPA todos os dias da semana, de que existe Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) habilitado no Município, de implantar totalmente o acolhimento com classificação de risco, entre outros.

As informações levantadas serão encaminhadas ao Ministério da Saúde, para avaliação e aprovação da habilitação. A transformação de porte das duas Unidades de Saúde representa conquistas importantes para o Município, especialmente no que diz respeito à qualidade do serviço, já que, por exemplo, o PA do Patronato passará a trabalhar em um modelo de UPA, o que significa a classificação de risco 24h, a ampliação no acesso, a organização da Rede de Urgência e Emergência do Município, além de garantir a vinda de recursos estaduais e federais para o custeio do funcionamento do local. Hoje, a Prefeitura de Santa Maria arca sozinha com o funcionamento do PA do Patronato. Conforme Sandra, a reforma que já está sendo feita no local atende ao modelo arquitetônico de uma UPA.

TRATATIVAS EM BRASÍLIA

A iniciativa de buscar a transformação do PA do Patronato é um trabalho de longo prazo e, conforme a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, a autorização dada pelo Estado representa um reconhecido ao esforço da atual Administração Municipal em melhorar a Saúde na cidade. Liliane destaca que o processo para a transformação das unidades iniciou pelo próprio prefeito Jorge Pozzobom, quando esteve à frente da Secretaria. Desde lá, o chefe do Executivo esteve em Brasília para tratar do assunto, junto ao Ministério da Saúde.  

“Essa transformação não representa apenas um auxílio econômico para o Município, mas essa também traz melhorias em todo o processo de trabalho. É a reorganização da Rede de Urgência e Emergência no Município, o que garantirá a melhoria no acesso à Saúde, não só para os pacientes de Santa Maria, como também para os usuários referenciados da região”, destacou Liliane.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial