Inicial > Saúde > Notícias > Segunda edição da Feira de Saúde...

Secretaria de Município da Saúde

17/12/2017

Segunda edição da Feira de Saúde realiza mais de 300 procedimentos na Unidade de Saúde Ruben Noal


Atendimentos foram realizados das 8h às 18h na Unidade Básica de Saúde Ruben Noal

Intenção é que a iniciativa se repita em pelo menos duas datas no ano que vem na Tancredo Neves

 

Durante todo o sábado (16), a Unidade de Saúde (UBS) Ruben Noal, localizada no Bairro Tancredo Neves, esteve de portas abertas, das 8h às 18h, para atender à população na segunda edição da Feira de Saúde. De acordo com a coordenadora da UBS, Ligia Siqueira, foram registrados 336 procedimentos (veja números abaixo), entre atendimentos e orientações sobre qualidade de vida. Os atendimentos não necessitavam de agendamento prévio e não ficaram restritos apenas aos moradores da Tancredo Neves. Por isso, moradores de bairros vizinhos também puderam usufruir dos serviços.

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) puderam optar entres diversos serviços disponibilizados no local, como exame preventivo de câncer do colo do útero (Papanicolau); solicitação de mamografia; testagem rápida para HIV e Sífilis; verificação de pressão; realização de teste de glicose e avaliação da saúde do homem. Ainda, foi possível receber orientações sobre tuberculose, hanseníase, esclerose múltipla, tabagismo e saúde bucal. Quem desejou também pôde confeccionar o de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A nossa proposta de estar com a unidade de saúde aberta em um sábado é proporcionar atendimento àqueles usuários que trabalham durante a semana e não podem cuidar da saúde em função de seus compromissos. A primeira edição da Feira de Saúde, realizada em novembro, contabilizou 560 atendimentos. O resultado foi muito positivo e, a pedido do prefeito Jorge Pozzobom, estamos repetindo a iniciativa agora em dezembro”, explicou Ligia Siqueira.

A coordenadora destacou ainda que a redução no número de atendimentos neste sábado se deve ao forte calor em Santa Maria, fazendo com que a procura pelos serviços fosse menor do que a registrada em novembro.

“Hoje foi dia muito quente em e chegamos que dezembro não é um bom mês. Queremos realizar novas edições no ano que vem e vamos nos programar para, em outubro, organizarmos uma campanha para doação de brinquedos às crianças carentes da nossa região. Mas a certeza é que faremos pelo menos duas ações da Feira de Saúde em 2018”, afirmou.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS PRESTADOS
- 60 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C;
- 31 exames preventivos (Papanicolau);
- 130 medições de pressão arterial;
- 100 testes de glicemia;
- 10 avaliações de saúde bucal;
- 05 consultas com médico Urologista (saúde do homem).

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial