Inicial > Saúde > Notícias > Violência Obstétrica será tema de ciclo...

Secretaria de Município da Saúde

17/11/2017 17/11/2017 15h31m

Violência Obstétrica será tema de ciclo de palestras que inicia na segunda-feira em Santa Maria


Ciclo de palestras é promovido pela Câmara Municipal de Vereadores, com apoio da Prefeitura de Santa Maria e de outras instituições (Arte: Divulgação/ Prefeitura)

Abertura oficial ocorre na Praça Saldanha Marinho e evento segue com atividades até o dia 25 de novembro

 

A partir da próxima segunda-feira (20) até o sábado (25), os assuntos relacionados à violência obstétrica serão temas de um evento, promovido pela Câmara Municipal de Vereadores, com apoio da Prefeitura de Santa Maria e do Centro Universitário Franciscano (Unifra). É o 1º Ciclo de Palestras para a Conscientização sobre Violência Obstétrica, que terá sua abertura oficial às 16h de segunda-feira, na Praça Saldanha Marinho.

Durante a abertura, haverá uma mateada, para divulgação da programação do Ciclo de Palestras. Além disso, serão realizadas verificações de pressão, bem como esclarecimento quanto à violência obstétrica e o pré-natal.

Conforme a Câmara de Vereadores, responsável pelas atividades, o trabalho a respeito da violência obstétrica começou a ser realizado a partir de uma demanda da sociedade. Assim, a intenção do ciclo de palestras é promover a sensibilização e a qualificação dos profissionais que atuam direta e indiretamente no momento do parto.

“Precisamos falar sobre a violência obstétrica para que possamos identificar e ser vigilantes enquanto cidadãos, prevenindo a ocorrência desse fato e garantindo a atuação do profissional de Saúde de forma ética, humanizada e responsável. Sempre visando a manutenção da vida e com qualidade”, destacou a coordenadora da Política da Saúde da Mulher e da Criança, Vanessa Preigschadt Martins.

O 1º Ciclo de Palestras terá atividades na segunda (20), na quarta (22), na sexta-feira (24) e no sábado (25), na Praça Saldanha Marinho, na Câmara de Vereadores e no Salão de Atos da Unifra, de acordo com a programação (veja abaixo). Entre os palestrantes, estão confirmados enfermeiras, médicos e psicólogos. Além de palestras, estão previstas roda de diálogo. O público-alvo do evento são estudantes e profissionais de Saúde, no entanto, toda a comunidade é convidada, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (55) 3220-7239.

O 1º Ciclo de Palestras para a Conscientização sobre Violência Obstétrica é promovido pela Câmara Municipal, por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, com o apoio da Prefeitura Municipal Unifra, através da Secretaria de Saúde, e da Unifra, por meio do seu Mestrado em Saúde Materno Infantil.

 

PROGRAMAÇÃO
 

Dia 20 de novembro

Horário: 16h

Local: Praça Saldanha Marinho

Atividade: Abertura oficial do 1º Ciclo de Palestras para a Conscientização sobre Violência Obstétrica

Mateada para divulgação da programação do evento, com a participação do curso de Enfermagem da Unifra, que disponibilizará o serviço de aferição de pressão arterial para a população. Haverá a participação de profissionais da Secretaria de Saúde do Município que disponibilizarão informações sobre o pré-natal, e do Mestrado em Saúde Materno Infantil da Unifra

 

Dia 22 de novembro

Horário: 18h

Local: Plenário da Câmara de Vereadores

Atividade: Palestras

Tema: Violência obstétrica e sua interface com a Atenção Primária em Saúde, com a enfermeira e professora doutora Laura Ferreira Cortes

Tema: Violência na atenção ao parto, com a mestre Lizandra Flores Chourabi

 

Dia 24 de novembro

Horário: 17h30min (Cadastramento)

Local: Salão de Atos do Conjunto III do Centro Universitário Franciscano (Rua Silva Jardim)

Atividade: Palestras

Tema: Diretrizes do atendimento humanizado ao parto do Ministério da Saúde, com o vereador e médico Francisco Harrisson

Tema: Reconhecendo a Violência Obstétrica: a mudança e seu percurso emocional, com a psicóloga Cristina Saling Kruel, doutora em Distúrbios da Comunicação Humana

 

Dia 25 de novembro

Horário: 8h30min (Cadastramento)

Local: Salão de Atos do Conjunto III do Centro Universitário Franciscano (Rua Silva Jardim)

Atividade: Palestras

Tema: Violência Obstétrica: percepção dos profissionais de enfermagem a cerca do cuidado, com a mestre Amália Lúcia Marchry Santos (enfermeira)

Tema: Apresentação Hospital Sofia Feldman, com o médico obstetra Edson Borges de Souza

Horário: 10h30min às 10h45min (intervalo)

Roda de diálogo com a pediatra Sonia Lansky, da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, e o médico obstetra Edson Borges de Souza, do Hospital Sofia Feldman

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial