Inicial > Saúde > Notícias > Para alertar sobre o diabetes, serviços...

Secretaria de Município da Saúde

10/11/2017

Para alertar sobre o diabetes, serviços de Saúde são disponibilizados na Praça Saldanha Marinho


Durante a atividade foram ofertados testes de dosagem de glicose (Foto: João Alves)

Evento foi realizado para marcar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro

A promoção e a prevenção da Saúde são ações que a Secretaria de Saúde do Município vem buscando fortalecer na cidade desde o início da Administração. Nesse sentido, a Prefeitura de Santa Maria realizou, junto à Sociedade Brasileira de Diabetes e à Associação dos Diabéticos de Santa Maria, nesta sexta-feira (10), uma atividade inteiramente gratuita voltada à conscientização, diagnóstico e prevenção do diabetes. Realizado na Praça Saldanha Marinho, o evento foi criado em alusão ao “Dia Mundial do Diabetes”, comemorado em 14 de novembro, e teve o apoio do Lions Clube Santa Maria Centro e da Sociedade de Medicina de Santa Maria.

Durante a realização da atividade, foram oferecidos à comunidade 3,5 mil testes de dosagem de glicose, além de orientações de saúde ligadas ao diabete e à questão odontológica. Além disso, durante o evento, as pessoas que foram constatadas com alguma alteração, já recebiam orientações de médicos endocrinologistas, bem como encaminhamento para acompanhamento nas Unidades de Saúde de referência.

Cerca de 200 pessoas estiveram envolvidas no atendimento à população, entre acadêmicos e professores dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Fisioterapia (da UFSM, Unifra e Fisma), médicos, enfermeiros e servidores do Município. A cerimônia oficial do evento contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom; da secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte; do ajunto, Rodrigo Jardim; da superintendente de Atenção Básica, Maria Suzana Lopes; e do médico endocrinologista Marcos Troian, membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Diabetes e coordenador do evento em Santa Maria.

“Mais do que assumir um compromisso, nós estamos executando ações na Saúde. O diabetes é uma doença silenciosa, então, promover ações que chamem atenção para a doença, é fundamental”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom, parabenizando os envolvidos na organização do evento.

“A Praça Saldanha Marinho é um local público e que hoje é da promoção e da prevenção em Saúde. Esse evento só é possível porque temos muitas pessoas que trabalham por ele, especialmente nossos acadêmicos, que são nossos parceiros e fazem as atividades acontecer”, complementou a secretária Liliane.

De acordo com o médico endocrinologista Marcos Troian, ao longo de 10 anos que o evento é realizado, um percentual entre 12% e 15% de diagnósticos de pessoas com diabetes (que não sabiam que tinham a doença) são realizados.

“Eventos como esse são fundamentais para o alerta e a identificação da doença, pois precisamos trabalhar na prevenção e na orientação. Existe um comprometimento do prefeito Pozzobom com a Saúde que está sendo cumprido”, destacou o médico.

A pensionista Carmen Marques, 71 anos, estava passando pela Praça Saldanha Marinho e resolveu realizar o teste. Após o exame, ela descobriu que o nível de glicose estava acima do normal.

“Eu estava passando, vi que eles estavam fazendo o teste e quis fazer. Já estou sabendo que tem uma alteração, agora vou procurar o meu médico”, garantiu a idosa.

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial