Inicial > Saúde > Notícias > Unidades de Saúde de Santa Maria...

Secretaria de Município da Saúde

28/10/2017 28/10/2017 15h00m

Unidades de Saúde de Santa Maria promovem atividades em alusão ao Outubro Rosa neste sábado


Na ESF Urlândia, equipe distribuiu brindes a quem compareceu ao local (Foto: João Alves)

Coletas de exame citopatológico, exame das mamas, sorteios de brinde e outras atividades estão sendo realizadas em oito Unidades de Saúde

 

O mês de outubro está chegando ao fim, mas as Unidades de Saúde de Santa Maria ainda estão engajadas na campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar e alertar a população, especialmente as mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Assim, buscando oferecer um dia extra de cuidado às mulheres, oito Unidades de Saúde abriram as portas neste sábado (28) para oferecer ações de promoção e prevenção de Saúde à comunidade.

Participam da ação as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro Social Urbano, Waldir Mozzaquatro, Floriano Rocha, Oneyde de Carvalho, a Policlínica Erasmo Crosseti, e as Estratégia Saúde da Família (ESF) Urlândia, Lídia e Alto da Boa Vista, além da Unidade Móvel, que teve programação em uma escola da cidade. Nos locais, são oferecidas diferentes ações, como coleta de exame citopatológico, exame clínico das mamas, testes rápidos (de HIV, sífilis e hepatite B), atualização vacinal (nas unidades que contarem com Sala de Vacina) e orientações e atendimentos de saúde bucal.

A ESF Urlândia, na Região Sul, é uma das que abriu as portas neste sábado. Desde as 10h, as duas equipes de profissionais que atuam na uUnidade, que somam 18 pessoas, estão atendendo a comunidade e oferecendo, além das ações clínicas de Saúde, rodas de conversa e sorteio de brindes. A equipe da ESF também confeccionou “broches de flores”, no lugar do tradicional lacinho rosa, que foram entregues a quem compareceu à unidade.

“Criamos as ações para, além de conscientizar a população, conseguir captar e oportunizar que essas mulheres, que muitas vezes não têm acesso à unidade nos dias da semana, tenham um dia para cuidar da sua saúde e se prevenir”, explicou a enfermeira da unidade, Maria das Graças de Siqueira.

Durante a manhã, o prefeito Jorge Pozzobom esteve na ESF Urlândia, junto à secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, e à superintendente de Atenção Básica, Maria Suzana Lopes, que também percorreram outras Unidades de Saúde para acompanhar as ações. No local, o chefe do Executivo parabenizou a equipe pelo Dia do Servidor, comemorado neste sábado, além de ressaltar o empenho dos profissionais na realização de diferentes atividades de promoção de Saúde.

“Desde o início do Governo estamos buscando essa aproximação com os nossos servidores. Ter sido secretário de Saúde foi uma grande experiência para mim. Eu aprendi muito com vocês, que estão lá na ponta, junto com a comunidade, fazendo o seu trabalho”, ressaltou.

“Precisamos agradecer a iniciativa de vocês e das outras Unidades de Saúde em realizar essas ações e pelo carinho com a população que tanto precisa. Só teremos mudanças a partir do comprometimento das pessoas e isso vocês têm de sobra”, destacou Liliane.

A pedagoga Juliana Pilar, 38 anos, foi uma das que aproveitou o sábado para ir até a ESF Urlândia realizar o exame preventivo. Segundo ela, a divulgação de informações sobre o câncer de mama e as ações de Saúde são muito importantes para prevenir a doença. “A gente precisa se valorizar como mulher e dar importância para o nosso corpo. Quanto mais divulgado sobre o assunto for, mais chances de prevenir nós teremos”, ressaltou.  

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922) 
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial